Edson Mota quer melhorias para a Vila dos Pescadores e combate à infestação de pombos em escola

Edson Mota quer melhorias para a Vila dos Pescadores e combate à infestação de pombos em escola

Autor: Rodrigo Palassi/ CMC

Por Denise Crescêncio

O vereador Edson Mota (União Brasil) apresentou ontem (21/10), na 34ªsessão ordinária, reivindicações ao Governo Municipal. São elas: a revitalização do Portinho e a criação do Parque Linear, ambos na Vila dos Pescadores; o combate à infestação de pombos na Unidade Municipal de Ensino (UME) Padre Manoel da Nóbrega e a implantação de equipamentos de recreação nas escolas Estado do Pernambuco e Geraldo Guedes.

Proliferação de pombos
Entre as ações de combate à proliferação de pombos, Mota solicitou que o Poder Executivo vede aberturas e frestas que possibilitem a entrada das aves, bem como realize inspeções, manutenções e limpezas periódicas na escola e em seu entorno. O parlamentar reforçou que as medidas devem ser realizadas em consonância com os padrões de segurança e saúde pública.

Portinho e Parque Linear
Ao indicar as melhorias para a Vila dos Pescadores, Edson lembrou que passou grande parte de sua infância no Portinho. “Tenho 35 anos e durante toda a minha vida morei na Vila dos Pescadores. E é incrível que, durante todo esse tempo, a gente não vê uma mudança”, disse ele ao completar que na última Festa dos Pescadores, ocorrida na região, moradores chegaram a escorregar e cair devido às dificuldades de acesso.

O parlamentar defendeu que a instalação de área coberta, de rampas e/ou passarelas e um espaço para guardar as embarcações proporcionará acolhimento aos pescadores locais e a toda a comunidade. Citou também que a criação do Parque Linear promoverá mais qualidade de vida e lazer à população.

Recreação nas escolas
Por fim, Edson requereu a instalação de setores de lazer nas unidades escolares Estado do Pernambuco e Geraldo Guedes para fomentar o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Ele mencionou que a ausência desses instrumentos compromete significativamente a aprendizagem e o estímulo às habilidades dos alunos.

Batoré (Agir) e Carioca (PSDB) parabenizaram o colega pela iniciativa. “É importante quando a gente traz as demandas da comunidade da nossa região. Tenho certeza de que os munícipes que ali se encontram estão felizes com o trabalho que está sendo desenvolvido pela sua pessoa”, declarou Batoré.

Agora, o documento será enviado ao Poder Executivo a fim de que sejam realizados estudos que viabilizem as reivindicações.

AME Cubatão
Os parlamentares também cobraram do Governo do Estado o compromisso com a abertura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade. Guilherme Amaral (PSD) alertou que a unidade beneficiará não só os cubatenses, mas toda a Baixada Santista. “Se o governante peca com o meu povo, [ele também] peca comigo”, disse Amaral ao pedir que o Governo Estadual atenda ao pedido da população.

Carioca fez coro à fala do colega. “Ele [governador] tem que atender o que este município pediu. Nós continuamos sendo o patinho feio da Baixada, aquele [munícipio] que fica só com o resto, com o troco”, lamentou o parlamentar ao defender que o governador dê prioridade à abertura do serviço de saúde.