Educador defende projeto de resgate histórico na Tribuna Popular

O professor da rede municipal de ensino, José Francisco Rezende, fez uso ontem (17) da Tribuna Popular, espaço de participação cidadã do Legislativo Cubatense. O educador comentou sobre a criação de um projeto de resgate da memória da cidade de Cubatão, que envolve pesquisar sobre os espaços históricos e naturais do município e contar para a população, o passado da cidade. Segundo Rezende, essa ideia surgiu após concluir a especialização na área de deficiência intelectual, em 1999, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O educador destacou que o projeto almeja preservar a memória do município, passando pelos lugares históricos, como o Caminho dos Pilões que, segundo ele, abriga a primeira sede da prefeitura, a Vila dos Empregados e a barragem construída pela Companhia Santista de Papel. Ele ressalta a necessidade de falar sobre a importância das indústrias e do Sistema Anchieta-Imigrantes no desenvolvimento da cidade. Além das edificações, também chamou a atenção para os recursos naturais, como o Parque Cotia-Pará, onde se encontra os sambaquis, a Serra do Mar, e o Guará Vermelho, simbolo da recuperação ambiental da cidade na década de 90.

O projeto também pretende, de acordo com o educador, mostrar os lugares, fatos e acontecimentos “com as pessoas que deram vidas e significados a eles”, como o professor Roberto Dick, que dá nome ao poliesportivo municipal e o professor Luiz Franco Barreto, que realizou fez uma escola de futebol dentro do Parque Anilinas, onde o Pelé, que dava nome à escola, compareceu na inauguração. O professor, ainda, falou que a iniciativa destaca, os cubatenses que levaram o nome da cidade em eventos ou competições nacionais e internacionais, como o Sérgio José dos Santos, conhecido como Serjão do Caratê e a Banda Sinfônica da cidade, que conquistou diversos títulos e é reconhecida internacionalmente.

José Rezende foi coordenador da Gincana da Integração, que promovia atividades recreativas nas unidades municipais e estaduais, com os diversos tipos de deficiência. Em 2000, foi corresponsável com a Denise Quintas, secretária da educação da cidade a época, com a implantação da natação dos moldes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na UME Princesa Isabel (única unidade municipal destinada a pessoas com deficiência) e dos Jogos Especiais da Baixada (JOEB).

Tribuna Popular - Estabelecida pela Resolução n° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a iniciativa abre espaço aos cidadãos cubatenses para que apresentem críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo no plenário da Câmara, ocorrendo antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês e terá a duração máxima de dez minutos.

Para fazer uso desse instrumento de participação, o cidadão interessado deverá apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida. No requerimento, o munícipe informará sua qualificação pessoal, o segmento ou organismo da sociedade civil que representa; e o assunto a ser tratado. O documento também deverá ainda ser subscrito por, no mínimo, cinco outros cidadãos, devidamente qualificados.

O uso da palavra na Tribuna Popular deverá obedecer aos mesmos princípios éticos e morais aplicáveis aos vereadores, vedando-se o uso de expressões caluniosas ou ofensivas, sendo o cidadão responsável por todo e qualquer conteúdo expresso por intermédio de sua fala.