Eleição simulada e bate-papo com parlamentares marcam edição do programa “A Casa É Sua”

A Câmara de Cubatão recebeu ontem (7) estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José da Costa para mais uma edição do programa “A Casa É Sua”. Durante a atividade, os jovens participaram de um bate-papo com os parlamentares Guilherme do Salão (PROS), Alessandro Oliveira (PL) e Sérgio Calçados (PSB) e também de uma eleição simulada para a mesa diretora do parlamento cubatense. Os alunos também conheceram as galerias do Legislativo Municipal e os gabinetes dos vereadores.

O vereador do PROS ressaltou que é muito importante estar próximo da juventude da cidade. Ele enfatizou que é uma satisfação para a Câmara receber os jovens quando estão se preparando para votar pela primeira vez. Segundo Guilherme do Salão, o programa “A Casa É Sua” confere transparência ao parlamento cubatense, ao apresentar como funciona os três poderes e como os parlamentares atuam dentro e fora da Câmara.

Murilo Almeida da Silva, que foi eleito como presidente da Câmara na eleição simulada, disse que, apesar de já ter estudado sobre política na escola, nunca gostou do tema. O jovem afirmou que ficou feliz por suas propostas terem sido aceitas pelos colegas de turma. Para o estudante, o conhecimento transmitido pelo programa “A Casa É Sua” ficará para o resto da vida. Ele ainda lamentou o fato de muitos munícipes nem conhecerem os vereadores eleitos da cidade.

Pamela Rodrigues da Silva, eleita como vice-presidente, afirmou que as pessoas deveriam conhecer melhor sobre o universo da política, principalmente os mais jovens. A estudante ressaltou que, como pontuado durante a visita à Câmara, tudo o que ocorre na vida cotidiana depende da política. “O futuro do país é a gente (juventude) que vai fazer”, disse Pamela.

A professora Alessandra Maria Cândido da Silva, que acompanhou os alunos durante a visita ao parlamento, explicou que a participação no programa “A Casa É Sua” se alia ao projeto “Eleições”, desenvolvido pelos docentes da Escola Estadual José da Costa. A educadora afirmou que a atividade ofertada pela Câmara promove a socialização política e a conscientização efetiva dos jovens, estimulando o exercício pleno da cidadania.

Como participar do “A Casa É Sua”?
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone ( (13) 3362-1306/ 3362-1308 ou pelo email: comunicacao@cubatao.sp.leg.br.