Em Ato Solene do Dia do Nascituro, homenageados compartilham experiências pela vida
Por Denise Crescêncio
Reunindo personalidades ligadas a movimentos em defesa da vida, a Câmara realizou ontem (16/10) o Ato Solene em Homenagem ao Dia do Nascituro, indivíduo que ainda está no ventre materno. A cerimônia foi presidida pelo vereador Marcinho (PSB), nos termos do requerimento n° 72/2025, conforme resolução 3.087/2025. Na ocasião, os homenageados compartilharam suas experiências pela vida. O orador oficial da solenidade foi o deputado estadual José Rogério Soares dos Santos (MDB), que é coordenador da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Além do deputado estadual, a Casa de Leis prestigiou a Associação em Defesa da Vida Nascente e da Família de Cubatão, representada por Eliane de Souza Miranda. Outras personalidades foram homenageadas pelos partidos com representação na Câmara. São elas: Daniele Araujo da Silva, pelo Republicanos; Camila Pereira dos Santos, pelo União Brasil; Mercia Santana da Silva Aragão, pela bancada do Agir; Cleide Arão dos Santos Corrêa, pelo PSD; Zélia Maria da Silva Oliveira (in memorian), representada pela filha Renata Oliveira e homenageada pelo PSDB, e Franciely Evillyn M. de Medeiros, pelo PSB. O padre Wilson Ribeiro Junior e o pastor Carlos Roberto Silva também estiveram presentes no evento, bem como o secretário municipal de Gestão, João Roberto Barbosa, representando o prefeito César Nascimento.
Na Tribuna, o deputado José Rogério Soares dos Santos elogiou a iniciativa de Marcinho de reconhecer, por meio do ato solene, experiências de mães que acreditam na vida e se entregam a ela. “Nós precisamos nos organizar com entidades e legisladores que assumam a responsabilidade de promover a vida em qualquer circunstância. Desde a concepção até o seu fim natural”, disse o deputado, que também defendeu a importância de dar dignidade a todos, fornecendo subsídios para que toda a família, para além de viver, possa viver bem. José Rogério também alertou para o aumento de famílias que estão se desestruturando; os casos de violência doméstica e feminicídio; da dependência química e prostituição, além da criminalidade. “Nós precisamos despertar primeiro para uma tomada de consciência e depois na busca de caminhos possíveis para reorganizar os rumos da nossa sociedade.”, finalizou ele.
Em seguida, as homenageadas puderam contar seus testemunhos em defesa da vida. As mulheres relataram os percalços enfrentados, por toda a família, para que pudessem dizer sim à vida e para ter seus filhos nos braços. As autoridades religiosas também reforçaram a importância de defender a vida, o nascituro e de promover mais eventos como este. “Essas histórias precisam ser contadas, porque a vida prevaleceu apesar do sofrimento”, disse o padre Wilson. Já o pastor Carlos Roberto citou que apesar de vivermos em um país laico, o Brasil tem maioria cristã e que a Bíblia traz uma grande contribuição para a causa da vida do nascituro. João Roberto, secretário de Gestão, mencionou que o evento é um convite a uma reflexão essencial sobre o valor fundamental da vida.
Ao fim, o vereador Marcinho agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento. “O próximo passo é dar continuidade à vida e lutar pelo direito à vida”, completou o representante do PSB.