Em Ato Solene, parlamentares homenageiam trabalhadores cubatenses
A Câmara de Cubatão realizou, na última quarta (30/04), o Ato Solene em comemoração ao Dia do Trabalhador, que teve como orador oficial o 2º Tenente PM do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, Clovis Vieira de França. Durante a solenidade, as bancadas com representação no Legislativo Municipal também homenagearam pessoas da cidade ligados ao mundo do trabalho. O vereador Ronaldo da Comissão (PSD), autor do requerimento que criou o Ato Solene, presidiu a mesa oficial dos trabalhos, que foi formada por Fábio Melo (PSOL), parlamentar da Câmara de Santos; Tânio Augusto do Nascimento Marques, presidente da Associação de Trabalhadores e Desempregados de Cubatão (ASTRADEC); e Fabrício Lopes, secretário municipal de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo.
O orador oficial rememorou o incêndio de grandes proporções que atingiu a Vila Socó, na madrugada entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 1984, que resultou em mais de noventa mortos. França ressaltou que, depois do ocorrido, as empresas do Polo começaram a se preocupar mais com a questão da segurança dos trabalhadores. O tenente do Corpo de Bombeiros defendeu a contratação de mão de obra local por parte das indústrias instaladas na cidade.
Melo, que também é dirigente do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (SindiPetro-LP), disse que se sentia emocionado por participar de uma solenidade que reconhece o valor do trabalho. “Nada se faz sem o trabalhador”, disse o parlamentar santista, que destacou que Cubatão é uma cidade operária, que gera riqueza para o Brasil inteiro, e, por isso, precisa ser valorizada.
Marques relembrou sua trajetória à frente da Associação, defendendo o trabalhador cubatense. O dirigente da ASTRADEC destacou que é a primeira vez que a Câmara Municipal promove uma solenidade para reconhecer operários e funcionários de empresas da cidade. Ele também parabenizou o Campus Cubatão do Instituto Federal pela realização do Programa Autonomia e Renda Petrobras, que ofertou o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Serviços Diversos à população do município.
Lopes, que representou o prefeito César Nascimento na solenidade, disse que Cubatão acolhe trabalhadores de várias regiões do país. O secretário comentou que o mundo se transformou muito nas últimas décadas e que a tecnologia revolucionou os processos produtivos. Para o gestor, a cidade precisa estar preparada para esse novo momento, em que o empreendedorismo ganha força na economia global. Ele ainda defendeu o investimento em formação profissional para qualificar a mão de obra local. “A educação é a base do trabalho”.
No final do Ato Solene, Ronaldo da Comissão ressaltou que o trabalhador deve ser reconhecido todos os dias e não somente no 1º de maio. O parlamentar disse que conta com o apoio dos demais vereadores para lutar por políticas públicas que garantam o primeiro emprego aos jovens da cidade.
Os trabalhadores homenageados durante o Ato Solene foram: João Vicente Ferreira Neto (PSDB), Herickson Polier Costa (PSD), Aristides Rodrigues de Amorim (Republicanos), Terezinha Barbosa (União Brasil), Amaro Rotilho da Silva (Agir) e Evelyn Luane de Souza Cassemiro (PSB).