Em relatório final, comissão aponta deterioração de patrimônio histórico da cidade

Na última terça (20), durante a sessão plenária, os parlamentares aprovaram o relatório final da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da conservação do patrimônio histórico e cultural de Cubatão. O grupo de trabalho foi presidido pelo vereador Alessandro Oliveira (PL), e teve a relatoria de Guilherme do Salão (PROS). A CEV escutou representantes do Executivo Municipal e integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC). O relatório final aponta deterioração de imóveis que fazem parte da história da cidade.

A CEV investigou a situação atual dos processos de tombamento de imóveis de Cubatão, e procurou analisar as medidas de preservação do patrimônio histórico e cultural do município. No documento aprovado no plenário, os vereadores mencionam “descaso e falta de atenção por parte dos gestores municipais, em relação à questão dos patrimônios históricos do Município, em especial a falta de suporte ao CONDEPAC. Os parlamentares alegam, no relatório final, que o Poder Executivo não respondeu aos questionamentos da comissão, “em uma demonstração de total falta de respeito à harmonia e independência dos poderes. Tal situação prejudicou uma apuração mais efetiva acerca do objeto da Comissão”.

Entre os problemas apontados pela CEV, Alessandro Oliveira citou a demora na conclusão da reforma da Biblioteca Municipal e a situação atual dos imóveis localizados no Parque Anilinas. O vereador também criticou a administração pelas intervenções feitas no Bloco Cultural, que, segundo ele, descaracterizaram esse importante espaço da cidade. “Se o governo não respeita as pessoas, iria respeitar o patrimônio histórico”, ressaltou o parlamentar, que disse que irá ingressará na justiça contra a referida obra.

Roxinho (MDB), membro da CEV, questionou o Poder Executivo por não preservar as chamadas Vilas Operárias, de estilo art nouveau, que seguem o mesmo traçado urbanístico dessas edificações da Europa. “A história de Cubatão está sendo destruída”, criticou o parlamentar, que acrescentou que recentemente visitou, junto com o CONDEPAC, a igreja da Vila Fabril e constatou o estado de abandono.

A comissão deliberou que as conclusões da investigação dos vereadores serão enviadas ao Ministério Público Estadual de São Paulo. Além disso, o relatório final sugere a criação de um grupo de trabalho no âmbito da Câmara para acompanhar as demandas do CONDEPAC, especialmente o processo de tombamento da Vila Light.