Em relatório final, vereadores cobram regularização do cargo de pajens

Na sessão ordinária, ocorrida ontem (17), os parlamentares da Câmara aprovaram o relatório final da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da regularização funcional e remuneratória do cargo das pajens em Cubatão. A CEV, presidida por Guilherme do Salão (PROS) vem tratando da questão desde o ano passado com responsáveis municipais e representantes da categoria. Durante a apresentação do relatório, membros do grupo de trabalho evidenciaram o compromisso do legislativo sobre possíveis soluções para regularizar a situação destes profissionais da Educação.

Guilherme do Salão pediu maior atenção da administração municipal para resolver o imbróglio jurídico. O vereador afirmou que o trabalho executado pela categoria é eficiente no serviço municipal. Além disso, o parlamentar ressaltou que em razão da inflação brasileira, as perdas salariais acumuladas no período impactam fortemente a vida das pajens.

O vereador Alessandro Oliveira (PL) criticou o descaso do chefe do atual governo com os servidores da categoria. O parlamentar do PL ainda ressaltou que a abertura da CEV transparece a má gestão da administração municipal.

Rodrigo Alemão (PSDB) destacou que o legislativo cubatense cumpriu o seu devido papel acerca da questão, porém esclareceu que a obrigação para solucionar é do Poder Executivo. O vereador ainda garantiu que continuará apontando medidas nos problemas de Cubatão.

O parlamentar Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que o principal dever dos parlamentares é exercer a democracia de forma correta. O vereador comentou que infelizmente os interesses pessoais são prioridade para o chefe do Executivo. O parlamentar também disse que as ações do legislativo revelam a má responsabilidade do governo municipal.

Ordem do Dia

Durante a sessão ordinária, os parlamentares ainda aprovaram o projeto de lei n° 37/2023, de autoria do Poder Executivo, que prorroga o auxílio do “Bolsa Moradia” às famílias atingidas pelos deslizamentos no bairro Pilões. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussão, sendo a última em regime extraordinário.