Em relatório parcial, CEV pede mais investimento no sistema cicloviário

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda melhorias para o Sistema Cicloviário de Cubatão, instituída pela Resolução Nº 2.980/2021, apresentou seu relatório parcial na última terça (30/11), durante a sessão ordinária. O trabalho foi conduzido pelo presidente da CEV, o vereador Wilson Pio e contou com a participação dos parlamentares Tinho (Republicanos) e Alessandro Oliveira (PL). O documento, aprovado em plenário, pede mais investimento nas ciclovias e ciclofaixas do município.

Durante as reuniões da CEV, representantes do Executivo Municipal, do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e dos ciclistas da cidade foram escutados pelos membros da comissão. Entre os temas mais discutidos pelo grupo de trabalho, estão a criação de um roteiro ciclístico de turismo, a atualização do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a reforma de vias urbanas para tornar o trajeto mais seguro para os ciclistas.

Uma das ciclovias que recebeu atenção especial dos membros da CEV é a que sai do Jardim Casqueiro até o centro da cidade, uma vez que o viaduto daquela região não possui perímetro adequado para os ciclistas, que precisam transitar e se deslocar de um trecho para o outro. Outro aspecto importante sobre o sistema cicloviário de Cubatão é a questão da segurança, daí a necessidade da instalação de bicicletários em alguns pontos da cidade.

A pedido da CEV, a CMT recentemente implantou o sistema de sinalização horizontal da ciclofaixa da Avenida Nove de Abril com a instalação de aproximadamente 900 tachões refletivos bidirecionais, popularmente conhecidos como “olho de gato”. A adoção desse mecanismo permite que o Departamento de Trânsito se comunique com o motorista informando sobre as ações referentes às regulamentações, riscos e direções. Na ciclofaixa da principal avenida da cidade, os tachões são utilizados como “separação” de vias. Os tachões refletivos bidirecionais, fixados de 2 em 2 metros sobre o asfalto, ampliam a visão noturna – e em dias chuvosos – dos motoristas, garantindo maior segurança aos usuários que trafegam pela ciclofaixa.

Os trabalhos da CEV devem continuar no ano que vem, até porque esse segmento de transporte está crescendo na cidade, o que exige mais investimentos e adequações nas vias urbanas para garantir segurança aos adeptos das bicicletas.