Em requerimento, Tinho solicita ao Poder Executivo reforma do Cemitério Municipal

Durante a sessão ordinária realizada ontem (15), o vereador Tinho (Republicanos) concluiu a apresentação de seus trabalhos, com quatro requerimentos. Em um deles, o parlamentar solicita que o Poder Executivo seja oficiado para que faça uma reforma no Cemitério Municipal, além de seja feito um estudo para ver a possibilidade da instalação de um crematório no local. O vereador diz que o Cemitério Municipal passa por muitas dificuldades, seja de ampliação e de manutenção e que deveria ser contratada uma equipe para fazer a manutenção necessária no local, para que, mesmo na dor do luto, seja um lugar acolhedor.

Rodrigo Alemão (PSDB) disse que a estrutura do cemitério precisa ser revista, pois o espaço físico é inadequado para a população, não comportando a necessidade do município. O parlamentar ressalta que é necessário trazer uma “nova roupagem” ao cemitério e comenta que há cemitérios municipais que fazem uma parceria público-privada, para que façam a administração e que parte dele possa ser explorada, por exemplo, com o crematório. “Eles tem a possibilidade de usar comercialmente parte do espaço e a compensação do município, seria a manutenção do cemitério”. Rodrigo concluiu, dizendo que teve acesso a um processo e o apresentou ao Executivo, mas não foi executado. “Modelos existem e o que temos na cidade não é o que a população espera. Tem formas de melhorar as condições aos famílias que vão visitar os entes queridos”.

Roxinho (MDB) relembrou da Comissão Especial de Inquérito (CEI), realizada em junho de 2014, instaurada para analisar a denúncia de uma servidora pública relativa ao desaparecimento dos restos mortais de seu marido, e disse que no relatório final, indicava a situação do cemitério, apontando reformas necessárias que precisavam ser realizadas. O parlamentar disse que o Cemitério Municipal é um reflexo de como está a cidade. “Com a atual administração, não vejo a menor possibilidade de acontecer, pois ele não tem um olhar de manutenção pela cidade. Somos carentes de zeladoria”. O vereador concluiu, dizendo que o Legislativo aponta e busca alternativas, mas a Administração Municipal não observa o que a cidade precisa.

Alessandro Oliveira (PL) comentou que recentemente esteve, junto com o vereador Guilherme do Salão (PROS), em um velório realizado no Cemitério Municipal e disse que a estrutura atual do mesmo é d o. ”É revoltante, pois somos responsáveis diretos de cobrar manutenção e lá, nós levantamos alguns pontos, como uma cozinha sem torneira e sem fogão”. O parlamentar disse que o cemitério é mais um, dentre tantos equipamentos públicos, que estão a mercê do tempo e da chuva, como todos os equipamentos públicos do município. Alessandro concluiu questionando se “a cidade que não tem o cuidado devido com a cidade para os vivos, vai ter para os mortos? Não tem um olhar específico para a família dos vivos, vai ter um olhar para a família dos que já foram?”

Outros requerimentos

Os outros três requerimentos de Tinho foram aprovados. O primeiro, solicita que o Poder Executivo solicite ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) da nossa cidade e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o envio dos laudos referentes ao monitoramento do antigo lixão do Pilões. Os medidores foram instalados em 1992, após o prefeito Nei Serra fazer convênio com o Instituto de GEO/Ciências da USP e o CEPAS (Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas), para o devido monitoramento no antigo lixão dos Pilões. O vereador entende que caso haja a existência dos laudos, o Legislativo tem o dever legal de conhecer o teor dos mesmos

No outro requerimento, o parlamentar pede a contratação de um médico neurologista para realizar atendimento no Pronto Socorro Central. No requerimento, o vereador destaca a importância do Pronto Socorro, afirmando que o PS é a porta de entrada da saúde do município. Tinho, ainda, afirma que a contratação de médicos que venham fazer diferença no tratamento dos munícipes tem que ser visto como um investimento na vida de cada morador da cidade.

No último requerimento apresentado, o parlamentar pede que um estudo para criação do departamento específico para remoção junto no SAMU, centralizando tudo em um único departamento. O vereador justifica que é necessário ter um departamento desse tipo, devido a grande demanda de remoções solicitadas pelos munícipes.

Ordem do dia

O único item da pauta, o projeto de lei nº 102/2021, de autoria do vereador Rodrigo Ramos Soares, dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação, no site oficial da Prefeitura Municipal de Cubatão, de informações acerca das obras de responsabilidades da Prefeitura em andamento. O vereador Tinho apresentou uma emenda para o projeto de lei que, dessa forma, conforme disposto no parágrafo 1º, artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, a propositura voltará para as comissões competentes para análise.