Em reunião de CEV, representantes da Saúde debatem projeto para adicionar leitos no PS Central

Em reunião de CEV, representantes da Saúde debatem projeto para adicionar leitos no PS Central

Autor: Nicole Vasques

Por Nicole Vasques 

A Comissão de Vereadores (CEV) de autoria do vereador Rony Martins (PSD), que trata das falhas no atendimento da saúde no município, se reuniu ontem (26/06) na Câmara Municipal para discutir o tema. Entre outros assuntos, os participantes debateram sobre um projeto existente que visa à reforma do Pronto-Socorro Central. Ainda sem data definida, a iniciativa tem a finalidade de ampliar a recepção, centralizar os pacientes em um só ambiente e adicionar mais três leitos de emergência.

Além do presidente da CEV, estiveram presentes no encontro Esdras Cajaíba, o secretário adjunto de Saúde; Washington Coutinho, o gerente do Instituto de Atenção a Saúde e Educação (Iase), que é responsável pela gestão da UPA Jardim Casqueiro; Cristina Souza, diretora institucional do Instituto Alpha; Danubia Damasceno Pereira e Daniel Santiago Santos, da comissão de Avaliação de Contrato da Alpha; Ricardo de Pádua, coordenador da Alpha; e Daise Aparecida, chefe de serviço de plantão de enfermagem no PS Infantil. Os parlamentares Cléber do Cavaco (PSD) e Topete (PSD) também compareceram.

Durante a reunião, Rony Martins disse que a Saúde é uma pauta delicada, então o intuito da CEV é otimizar esse serviço no município. “A gente vai tentar se unir para que aponte os problemas, mas que também consiga achar soluções", disse o parlamentar. A princípio, Rony questionou o secretário adjunto de Saúde sobre a demora no atendimento nas unidades e retornos dos pacientes .

Em resposta, Esdras Cajaíba afirmou que esse gargalo é multifatorial, pois casos mais simples atendidos no PS Central poderiam ser resolvidos na UBS e existem muitos munícipes de outras cidades da Baixada Santista que recebem atendimento em Cubatão. Depois de abordarem maneiras de monitorar essa demanda, os participantes discutiram um projeto existente que visa à reforma da unidade. Segundo Cristina Souza, ele trará uma série de melhorias. "Hoje, a gente tem quatro consultórios médicos, terá cinco. A recepção também vai ser adaptada, vai ter um espaço mais amplo", completou ela.

De acordo com Ricardo Pádua, coordenador da Alpha, com a reforma os pacientes serão centralizados em um único ambiente. "Vai ficar tudo centrado. O pronto-socorro vai crescer três metros em sentido à guarita para fora, aumentando inclusive a quantidade de cadeiras de soroterapia", explicou ele. Em uma segunda etapa da reforma, a quantidade de leitos de emergência também será ampliada. "Vão ser mais três leitos de emergência. Hoje, oficialmente, nós temos sete vagas de emergência", acrescentou ele, ao dizer que haverá suporte dos repousos e ampliação da sala de isolamento.

O secretário adjunto explicou que os recursos para a reforma serão oriundos de valor retido do PS. "O nosso contrato [com a Alpha], a gente vai fazendo os pagamentos e, dependendo do mês, nem todo valor é utilizado. Como esse valor tem que ser reinvestido, fica retido para ser investido dentro do equipamento”, explicou. A Prefeitura aguarda trâmites internos para autorização da reforma.

Diante do exposto, o vereador Rony informou que a CEV solicitará os contratos da Alpha e da UPA com o município, o projeto das obras no PS Central, a relação de equipamentos que precisam de conserto e quantas pessoas de fora vêm pegar medicamento s nas unidades de Cubatão. Os representantes da Maestro, que gerencia o sistema informatizado dos equipamentos de saúde, serão convocados para uma reunião.