Em reunião na Câmara, pais de alunos cobram medidas de segurança na rede municipal

A Câmara promoveu hoje (12), no plenário do Legislativo, uma reunião com representantes da Prefeitura, dos professores e dos pais de alunos da rede municipal para discutir medidas emergenciais de combate à violência no ambiente escolar. O vereador Alessandro Oliveira (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública, conduziu a discussão, que recebeu o secretário de Segurança, Pedro de Sá. O gestor prometeu que aumentará o número de controladores de acesso nas unidades de ensino e que a Guarda Civil Municipal (GCM) estará mais presente nas dependências escolares.

Diante dos ataques ocorridos nas escolas em outros estados brasileiros, uma comissão de pais dos alunos de Cubatão se mobilizou em prol da segurança de seus filhos no período de aula. Embora a necessidade atual seja a proteção das crianças, as mães também cobraram ações imediatas por parte da administração municipal na estrutura das escolas, acessibilidade aos alunos especiais e no investimento no setor da saúde para tratamento psicológico dos filhos. A comissão também exigiu uma providência para os casos recentes de crianças armadas dentro das unidades.

O conselheiro tutelar, Antônio Pádua comentou sobre a ausência da polícia militar (PM) aos arredores das Unidades Municipais de Ensino (UMEs) e pediu um reforço na ronda escolar. Pádua também disse que a equipe educacional não dispõe o suporte psicológico e sugeriu uma rede de saúde disponível para atender alunos que apresentem reações de tormentos mentais.

Paula Albuquerque, presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão ressaltou a importância de ouvir o clamor das mães por mais proteção para seus filhos. A professora criticou a administração municipal pela falta de estrutura nas unidades de ensino e destacou que os argumentos sem ações efetivas não solucionam a urgência da demanda. Paula ainda alegou que a motivação dos autores dos ataques é movida pela influência dos conteúdos nas redes sociais.

O vereador Guilherme do Salão (PROS) questionou a falta de efetividade na busca de soluções para sensação de insegurança nas UMEs. O parlamentar também afirmou que as medidas para combater a violência no âmbito escolar do município devem ser ágeis.

Alessandro Oliveira questionou a ausência de outras autoridades e demonstrou está preocupado em relação a postura dos profissionais que serão designados para combater a violência. O presidente da comissão disse que as medidas tomadas devem proporcionar tranquilidade as famílias. O vereador ainda comunicou a convocação de outras secretarias para uma reunião técnica agendada na próxima sexta (14) e afirmou que fiscalizará as escolas com os demais parlamentares.

Pedro de Sá comunicou que a partir de segunda (17) será feita a distribuição de controladores de acesso nas 51 escolas existentes na cidade. O secretário explicou que, pelo menos uma viatura da guarda ou PM efetuará a ronda a partir do horário de entrada dos alunos. O representante ainda inteirou que será criada uma nova agenda de palestras nas escolas para orientação de condutas e também ressaltou o combate no transporte escolar das crianças.