Em sessão extraordinária, Coletivo 302 é declarado de utilidade pública

Durante sessão extraordinária, ocorrida ontem (15), o projeto de lei Nº 20/2023 que declara de utilidade pública a entidade Coletivo 302, foi aprovado no plenário do Legislativo Cubatense. Na justificativa do projeto, o parlamentar ressaltou que objetivo do grupo é elaborar e realizar programas e atividades culturais, educativas e recreativas que promovam a interação social e cultural da população.

O Coletivo 302, fundado em 2014, é um grupo artístico e de pesquisa que tem como foco o território, as memorias e a ancestralidade de Cubatão. Além disso, campanhas de solidariedade, saúde, meio ambiente, conscientização de direitos e cidadania e reivindicações de melhorias para a cidade também são parte das propostas da entidade. Em março desse ano, o grupo foi vencedor do 33º Prêmio Shell de Teatro, considerado uma das mais tradicionais condecorações da cena teatral brasileira, na categoria “Energia que vem da gente”.

Em 21 de março deste ano, o vereador Fábio Roxinho (MDB), autor do projeto, realizou uma moção de aplauso na mesma semana em que a entidade ganhou a premiação. No documento, o parlamentar ressaltou que o grupo artístico criou quatro ciclos de estudos nos anos 2017,2018, 2019, 2020 e 21, estando os dois últimos disponíveis em plataformas de streaming. Atualmente, o Coletivo 302 desenvolve o projeto de artes visuais “Revoada Cuipataã: novos imaginários para a cidade de Cubatão” e a quinta edição do “Ciclo de Estudos 302”, que foi reconhecido pela relevância da iniciativa.

Além das encenações no município, o grupo participou do Mirada – Festival Ibero Americano de Artes Cênicas, produzido pelo Sesc Santos, passo fundamental para garantir a indicação ao prêmio. O Coletivo 302 também já esteve em outra edição do festival com o documentário cênico “Diário de Bordo: Vila Fabril”.

O projeto foi discutido em primeira e segunda discussões e segue agora para sanção do prefeito municipal.

Projeto de Lei Nº 04/2022

Na sessão, os vereadores também aprovaram o projeto de lei (PL) Nº 04/2022, de autoria da mesa-diretora do Legislativo, que dispõe sobre a política de uso e convivência para redes sociais da Câmara de Cubatão.

De acordo com a justificativa do PL, o intuito das redes sociais do Legislativo municipal é informar o público de interesse acerca dos trabalhos realizados pelo parlamento cubatense e sua importância para sociedade, de forma ética e transparente, incentivando a construção da cidadania na cidade.