Em sessão na Câmara, vereadores criticam irregularidades do grupo SAFE

Durante a décima terceira sessão ordinária, ocorrida ontem (9), parlamentares criticaram as irregularidades trabalhistas do grupo SAFE. Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Cubatão (Sindilimpeza) estiveram presentes e pediram a regularização nas obrigações contratuais da empresa. Além disso, uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) está tramitando no Legislativo para solucionar as questões.

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB) ressaltou a urgência na fiscalização dos recolhimentos de encargos sociais dos trabalhadores. O parlamentar do PSDB reiterou que há evidências suficientes para ações concretas serem estabelecidas. Rodrigo Alemão ainda mencionou a irresponsabilidade do governo Executivo.

Jaque Barbosa (PSD) destacou que as mulheres são a maior parte dos servidores na empresa. A parlamentar se colocou à disposição na luta pelos direitos trabalhistas dos funcionários. A vereadora também disse que medidas devem ser tomadas para vedar o adiamento das pendências.

O parlamentar Sérgio Calçados (PSB) demonstrou indignação pela falta de respeito do Executivo com os servidores da contratada. O vereador comentou que cerca de 300 funcionários da prestadora já ingressaram com ações judiciais. Além disso, Sérgio Calçados afirmou que irá tomar providências diante da situação.

Fábio Roxinho (MDB) salientou que as discussões referentes ao município são habituais por parte do descaso da administração municipal. O vereador considerou a inércia dos serviços em Cubatão pela incompetência do chefe do Executivo. Em concordância com Rodrigo Alemão, Roxinho também criticou a irresponsabilidade do atual governo.

O vereador Guilherme do Salão (PROS) afirmou que o respeito discursado pelo Executivo não é demonstrado em ações. O parlamentar ressaltou que as questões atuais são o reflexo da má administração municipal. Guilherme do Salão ainda considerou ser vergonhoso a abordagem dos mesmos problemas.

Allan Matias (PSDB) garantiu a fiscalização na prestação de contas com a empresa contratada. O vereador ponderou que perante as irregularidades nos direitos trabalhistas, é necessário o rompimento do contrato. Além disso, Allan Matias também ressaltou as consequências enfrentadas pelos trabalhadores.

O vereador Tinho (Republicanos) julgou ser inaceitável as pendências nos direitos dos servidores. O parlamentar sugeriu a rescisão contratual devido aos problemas apontados pelo Sindicato. Tinho também se colocou à disposição para solucionar as demandas.