Em sessão solene, Câmara concede título de Cidadão Cubatense a João Ivaniel

A Sessão Solene Comemorativa ao 73º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Cubatão, ocorrida ontem (7) no plenário da Casa Legislativa, foi marcada pela emoção. O orador da solenidade, o advogado e ex-presidente da Câmara Municipal, João Ivaniel de França Abreu, recebeu o título de Cidadão Cubatense e ressaltou, em seu discurso, o espírito fraterno dos moradores da cidade. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Ricardo Queixão (PSDB), e contou com a presença do diretor-secretário da Câmara, Áureo Tupinambá, e do vice-prefeito municipal, Ivan Hildebrando, na mesa dos trabalhos.

Pernambucano, o mais novo “cidadão cubatense” lembrou que chegou em Cubatão em 1972 numa noite muito chuvosa. A trajetória do ex-presidente da Câmara é repleta de histórias de superação e desafios. Ele, que ficou órfão dos pais aos 17 anos, comentou sobre os anos que viveu na Vila Parisi e as lutas que teve que travar por melhores condições de vida para os moradores do local. João Ivaniel ressaltou que foi preciso mobilizar a comunidade para que todos do bairro conseguissem ser transferidos para o Jardim Nova República.

João Ivaniel relembrou suas ações na presidência da Câmara Municipal, nas duas passagens (1993-1994 e 1997-1998), e destacou que o vereador é o ouvinte da população, o porta-voz das comunidades, a caixa de ressonância do povo. Ele disse que o Poder Executivo sempre fará uma boa gestão quando ouvir as demandas dos parlamentares. Entre as realizações do novo cidadão cubatense, as mais lembradas é a criação do Arquivo Histórico do Poder Legislativo Lindoro Couto, que zela pela memória da Casa de Leis e a instauração do Parlamento Jovem, que tinha o objetivo de aproximar a Câmara do público infantojuvenil.

Durante a Sessão Solene, as bancadas com representação na Câmara Municipal também concederam o Diploma Amigo de Cubatão a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. Foram elas: Manoel Alves de Souza (PSDB), Denize Queiroz Jorge (Progressistas), Marildo Passerani (PROS), Rozemeri de França Abreu Santos (PSD), Dinis Rubes Gonçalves da Cruz (Republicanos), Wanderley Mange de Oliveira (MDB), Severino Eleno M. Correia, o Sivuca (PL), Kofi Boakye Acheampong Yeboah (PSB).

Antes do início da sessão solene, a Câmara promoveu a fixação do quadro do vereador Fábio Roxinho na Galeria dos Presidentes. O parlamentar presidiu a Casa de Leis no período de 2019-2020. Ainda foi promovido o descerramento da placa da 17ª Legislatura (2017-2020). A solenidade contou com a apresentação artística da Banda Marcial Infantil.

Lançamento de Livro

Como parte das programações comemorativas ao 73.º aniversário de Cubatão, a Câmara também promoveu ontem o lançamento do livro “É Possível!”, do ex-prefeito Nei Eduardo Serra, que narra a transformação de Cubatão de “Vale da Morte” em “Cidade Símbolo da Ecologia”, exemplo de recuperação ambiental, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). A renda dos exemplares vendidos será revertida integralmente para a entidade assistencial Casa da Esperança.