Em Sessão Solene, Dom Tarcísio Scaramussa destaca o papel da família na vocação dos filhos

O bispo titular da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, foi o orador oficial da Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família, ocorrida ontem (31/08) no plenário da Câmara Municipal. Durante sua explanação, o religioso ressaltou o papel dos pais no desenvolvimento das vocações dos filhos. Conduzida por Rodrigo Alemão (PSDB), a solenidade contou com a presença na mesa dos trabalhos do vice-prefeito Ivan Hilldebrando; o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, o padre João Chungath; o pároco da Igreja São Francisco de Assis, o padre Eniroque Ballerini; e o ex-presidente da Câmara, Donizete Tavares, autor do decreto legislativo que instituiu a Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família.

O bispo comentou que é preciso considerar a família como um espaço promotor das potencialidades humanas. O religioso afirmou que os adolescentes costumam se questionar: “Qual é o sentido da vida?”, “O que serei quando crescer”, o que, segundo ele, aponta para uma reflexão sobre o futuro. Dom Tarcísio Scaramussa ressaltou que os pais devem estar atentos para essa discussão e incentivarem os filhos nessa descoberta. “Não podemos nos concentrar somente no presente”, alertou.

Representando as famílias da cidade de Cubatão, as bancadas com representação da Câmara prestaram homenagem às seguintes personalidades: Josenildo Lino Gonçalves (PSDB), Fábio Aparecido Pereira Arcanjo (MDB), Claudenice Rosa Gaspar Chumbo (Republicanos), o casal Jairo Raulino dos Santos e Alice Marques da Silva Santos (PSB), o casal Dary Parreiras Braga e Maria Augusta Braga (PP), o casal Luis Marcos Corsino da Silva e Adriana Vieira Corsino (PROS) e o casal Eriosvaldo Soares de Arquirusal e Sandra Cristina da Silva Arquirusal (PL).

Os vereadores Afonsinho (PSDB), Tinho (Republicanos), Sérgio Calçados (PSB), Fábio Roxinho (MDB), Anderson De Lana (PSDB), Allan Matias (PSDB), Alessandro (PL) e Guilherme do Salão (PROS) participaram da solenidade, que contou com as apresentações da Banda Marcial Jovem de Cubatão e o Ministério de Música” Louvor e Adoração”, da paróquia Nossa Senhora da Lapa.

Origem - Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional.

O objetivo da Semana Nacional da Família é mobilizar os movimentos sociais, instituições de ensino, empresários, profissionais liberais, agentes políticos, e de modo particular os cristãos, no sentido de promover os valores da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a dignidade humana.

A Sessão Solene Alusiva à Sessão da Família foi instituída pelo Decreto Legislativo Nº 99/1999, de 10 de agosto de 1999.