Em solenidade, Zeca Rodrigues diz que Teatro Municipal se chamará Zanzalá

Em solenidade, Zeca Rodrigues diz que Teatro Municipal se chamará Zanzalá

Autor: Rodrigo Palassi/ CMC

Por Denise Crescêncio

Reunindo figuras da arte, cultura e educação, a Câmara Municipal realizou ontem (26/06) a cerimônia em comemoração à 50ª Semana Afonso Schmidt. Zeca Rodrigues, coreógrafo e diretor cênico, foi o Orador Oficial da solenidade. Em seu discurso, ele anunciou que o Teatro Municipal de Cubatão será inaugurado em breve e receberá o nome de Zanzalá em homenagem à obra homônima de Afonso Schmidt, ícone da literatura cubatense. A obra é considerada a primeira produção de ficção cientifica brasileira e, de acordo com Zeca, projetava uma Cubatão do futuro. 

“Para os artistas [Zanzalá] é uma espécie de farol, linha de chegada”, disse o orador, que também é diretor cênico. “Cultura é saúde, quando ela cura a depressão, garimpa grandes talentos da vulnerabilidade social e possibilita sua subsistência através da economia criativa”, defendeu o orador. Ele ainda citou algumas das inúmeras conquistas culturais do município, entre elas os festivais de dança, a cena hip-hop e a capoeira nas escolas. 

Além do coreógrafo, foram homenageados na solenidade os artistas e educadores Fabrício de Melo Rodrigues, Milton Simões, Márcio Gregório, Rubens Riguero, Alisse Ribeiro e Alessandro de Moura que destacaram a importância da cultura e da arte para a vida das pessoas. O secretário de Cultura, Omar Bermedo, e a presidente do Instituto Afonso Schmidt, Edinalva Torres, também estiveram presentes na cerimônia. 

Edinalva contou um pouco sobre a atuação do Instituto na região e destacou que muitas das atividades realizadas pela entidade foram possíveis graças às emendas parlamentares desta Casa de Leis. Omar, por sua vez, também agradeceu o apoio do Legislativo Cubatense às emendas impositivas para a Cultura e declarou que a pasta está aberta para incentivar, cada vez mais, as produções artísticas da cidade. 

Confira aqui as imagens do evento.