Falta de drenagem no Vale Verde é discutida em reunião de Comissão de Vereadores

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga eventuais ações e omissões de órgãos públicos e concessionárias nas frequentes enchentes que ocorrem no bairro Vale Verde, realizou hoje (7) uma reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Halan Clemente e com o representante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Marcos Cipriano, O encontro foi conduzido pelo presidente da CEI, o vereador Alessandro Oliveira (PL) e contou com a presença dos parlamentares Allan Matias (PSDB) e Guilherme do Salão (PROS), relator e membro da comissão, respectivamente.

O vereador Alessandro Oliveira afirmou que a CEI tem como objetivo a resolução das enchentes no Vale Verde, algo que é recorrente no bairro cuja a responsabilidade dos transtornos são de vários órgãos, seja pela ação ou omissão. Marcos Cipriano reconheceu que o problema é antigo e relembrou que foi cobrado pelo Poder Executivo sobre o ocorrido. Mediante a situação, ele concedeu uma autorização prévia, sendo necessária a apresentação de um laudo da Defesa Civil, para que obras fossem feitas no local. Disse ainda que no andamento das obras foi averiguado que, para manter o prosseguimento do serviço, aquela segunda etapa das obras precisaria de um novo laudo e de um novo estudo geográfico, já que envolvia questões ambientais. Cipriano concluiu, sugerindo que a municipalidade se reunisse com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), para que o departamento realize o desassoreamento dos canais, o que dispensaria a autorização da CETESB.

Questionado pelo vereador Alessandro se os estudos mencionados pelo representante da companhia haviam sido realizados, o secretário municipal de Meio Ambiente afirmou que ainda não foram feitos.

O vereador Allan Matias salientou a necessidade da realização de um trabalho de drenagem. Já Guilherme do Salão pontuou a questão da irregularidade dos canais de drenagem do bairro. O parlamentar, ainda, mencionou a área de concessão da Ecovias que, segundo o parlamentar, dificulta o escoamento da água no trecho em frente ao Vale Verde.

Sobre o trabalho de drenagem, Halan Clemente garantiu que já tem a autorização para que o serviço seja realizado no bairro. Em relação ao escoamento da água, Clemente disse que a Ecovias utiliza a rede de drenagem que deveria ser exclusivo para o bairro, o que se torna um agravante.

Alessandro Oliveira disse que vai reconvocar as concessionárias Ecovias e Rumo Logística, já que a área mencionada está sob jurisdição das duas empresas, além das secretarias de Manutenção Urbana e Obras para uma nova reunião que será realizada na próxima quinta-feira (10).