Falta de manutenção na estrada do bairro Água Fria gera discussão entre vereadores

O vereador Tinho (Republicanos) apresentou na sessão plenária realizada ontem (8), um requerimento ao Poder Executivo solicitando que envie um ofício à Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (SESEP), para que faça a manutenção mensal da estrada de terra, localizada no bairro Água Fria. O parlamentar disse que é necessário ter um planejamento para que, nos dias de chuva, a estrada tenha condições de uso. Tinho mencionou que a área do bairro é de preservação ambiental, mas que isso não pode atrapalhar os moradores e estudantes que dependem da estrada, de ir ao trabalho ou para a escola. Por fim, pediu que o SESEP tenha o planejamento para ir ao bairro, pelo menos uma vez, fazer os serviços necessários na estrada.

Sérgio Calçados (PSB) relembrou que outros vereadores, enquanto estiveram na Casa de Leis, fizeram a mesma solicitação apresentada, porém, ouviam do setor de manutenção “é que não há nenhuma máquina na cidade que faça a manutenção”. O vereador disse que o governo não desrespeita somente o Água Fria, mas todos os bairros, quando não faz a manutenção necessária na cidade e deixa obras inacabadas, mencionando as obras de revitalização do Jardim Casqueiro.

Allan Matias (PSDB) disse que cresceu no bairro e que viu de perto os problemas que acontecem na região. O vereador saliente que, mais que um cronograma digno, a cidade precisa ter o maquinário necessário para que as benfeitorias sejam feitas e mesmo que o bairro esteja localizado numa área de preservação, os moradores precisam ser atendidos de alguma forma, já que a comunidade sofre frequentemente. Allan concluiu dizendo que é preciso fazer um projeto habitacional para os munícipes residentes no baixo e que o Poder Executivo não pode se acomodar enquanto o governo estadual não toma alguma medida.

Roxinho (MDB) comentou que a cidade de Cubatão está inscrita no Programa Melhor Caminho, do Governo do Estado, que atende estradas rurais do estado, auxiliando no tráfego das mesmas. A estrada do Água Fria entra na questão rural, o que deixa viável a realização do programa. O vereador disse que em novembro de 2021, protocolou o ofício no gabinete do Prefeito e, quando os técnicos responsáveis pelo programa vieram à cidade, o secretário de obras e o Prefeito foram fazer vistorias em obras inacabadas. Roxinho concluiu dizendo que o Poder Executivo diz que pensa no macro, mas não faz nem o feijão com arroz”.

Rodrigo Alemão (PSDB) questionou como uma cidade com o orçamento, potencial, com a quantidade de indústrias e empreses que estão na cidade não pode fazer o serviço por falta de máquina. O parlamentar disse que “o problema não é a falta da máquina, é a ineficiência da maquina administrativa”, já que as obras na cidade não tem meio, nem fim. Rodrigo concluiu dizendo que falta planejamento e transparência, para que todos entendam o que acontece com as obras da cidade.

Wilson Pio (PSDB) mencionou o Programa Serra do mar, da CDHU, que tem como proposta tirar os moradores do bairro que moram em áreas de risco para realocá-los em projetos habitacionais. O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é uma iniciativa do Governo do Estado foi iniciado em 2007 e abrange um total de 7.556 edificações, num total aproximado de 26 mil moradores em seis núcleos: Água Fria, Cota 200, Cota 400/500, Cota 95/100, Pinheiro do Miranda e Sítio dos Queiroz. O vereador expressou a necessidade da CDHU apresentar um parecer para os moradores que ainda residem no bairro sobre o que vai acontecer, até quando vão ficar no bairro, para que a municipalidade tome medidas que amenizem os transtornos dos moradores.

O vereador Alessandro Oliveira (PL) disse que por Cubatão ser uma cidade riquíssima, não deveria ter tanta necessidade de enxugar e, se acontecer o enxugamento, a consequência é gerar riqueza para a população, caso contrário, não faz sentido. O parlamentar comentou que o bairro carece de uma unidade de saúde, de uma boa iluminação e de uma boa estrada, de uma escola, além das pessoas, que não tem uma boa qualidade de vida. Alessandro concluiu, afirmando que o Legislativo deveria estar discutindo políticas públicas para os moradores, como programas de habitação e ressaltou: “A gente pode proporcionar muita coisa, então, a máquina pra estrada acaba sendo uma esmola”.

Outros requerimentos

Tinho apresentou mais dois requerimentos ao Poder Executivo. No primeiro, o parlamentar solicita a elevação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de porte um, para porte dois. A UPA porte um é específica para municípios que tenha entre 50 mil e 100 mil habitantes e conta com um pediatra e clínico, e precisa ter de sete leitos. Como o nosso município conta com mais de 100 mil habitantes, a elevação para porte dois é necessária, fazendo com que as UPAs tenham a inclusão de um ortopedista e dentista, além do acréscimo de mais quatro leitos, totalizando onze.

O segundo requerimento solicita ao Poder Executivo o envio de um ofício à empresa que faz os serviços de limpeza urbana no município, a fim de que ocorra novas contratações e que a limpeza volte a ser diária. O vereador alega que com as mudanças climáticas contantes na cidade, a limpeza fica comprometida, já que é feita só no período da manhã. Com isso, segundo o vereador, com a contratação de mais funcionários, a limpeza seria feita de manhã e a tarde, mantendo a cidade limpa.