Festa do Pescador: Câmara aprova projeto que altera data e inclui nome de padroeiro

Festa do Pescador: Câmara aprova projeto que altera data e inclui nome de padroeiro

Autor: Rodrigo Palassi/ CMC

Danilo Bonifácio sob supervisão

A Câmara aprovou ontem (04/11), em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) N°123/2025, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD). A iniciativa altera a Lei Municipal N° 3.019/2005, fazendo com que a celebração da "Festa do Pescador", realizada anualmente no mês de março na Vila dos Pescadores, passe a ser realizada no dia 29 de junho com o nome "Festa dos Pescadores - Festa de São Pedro e São Paulo".

De acordo com o projeto, a Festa dos Pescadores fortalece a preservação da cultura caiçara, da atividade pesqueira e a integração entre a comunidade local. Com a alteração da lei, a celebração contemplará São Pedro, padroeiro dos pescadores pelo cristianismo, e também São Paulo, cujas festividades são historicamente celebradas pela comunidade católica, para reforçar os vínculos de fé, cultura popular e identidade coletiva.

De acordo com o Topete, a proposta ressalta o objetivo da comunidade pesqueira e dos organizadores da festividade, que, ao longo dos últimos anos, já vêm realizando a celebração no dia 29 de junho. "Essa não é apenas uma alteração de texto, é o reconhecimento da história, fé, identidade e cultura de uma comunidade que há décadas mantém viva uma tradição significativa dentro do município. Os pescadores são parte da memória histórica e afetiva, assim como da construção de Cubatão e da cultura caiçara que nos representa". afirmou ele.

Na ocasião, o parlamentar do PSD parabenizou os vereadores originários da Vila dos Pescadores, entre eles Cléber do Cavaco (PSD), Xuxa (PSDB) e Edson Mota (União).

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário, e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.