Gestores admitem dificuldades para o tratamento de sequelas da covid-19

Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do atendimento de pessoas com sequelas em virtude da Covid-19 se reuniu ontem (9) com representantes da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora do Hospital de Cubatão, do Instituto Alpha, responsável pelo Pronto-Socorro Central e da secretaria municipal de Saúde para discutir o tratamento de patologias decorrentes da pandemia, como danos respiratórios, neurológicos, cardíacos, dermatológicos e psiquiátricos, além de outros distúrbios. O encontro foi conduzido por Guilherme do Salão (PROS), presidente da CEV, nomeada pela Resolução nº 2.987, de 12 de agosto de 2021, e contou a presença do vereador Rodrigo Alemão (PSDB).

Segundo a secretária de Saúde, Eliane Taniolo, o número de casos de covid-19 na cidade vem caindo exponencialmente e desde outubro não foi registrado nenhum óbito. A gestora comentou que até no momento não existem estudos científicos que comprovem as sequelas da doença, por isso, no entendimento dela, é necessário aguardar o desenvolvimento das pesquisas para a elaboração de um protocolo pós-covid. Em relação aos danos mais graves em virtude do novo coronavírus, como complicações pulmonares, a secretária disse que as pacientes têm sido encaminhadas aos hospitais de referência da região.

A gestora comentou que houve um aumento nos números de atendimento relativos à fisioterapia motora e respiratória, mas que ainda falta fazer um estudo mais pormenorizado para compreender melhor esses casos. Eliane Taniolo chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas que tiveram covid-19 e que não ficaram em observação hospitalar não retornaram aos postos de saúde para uma avaliação final para verificar possíveis sequelas.

De acordo com Camila Tavares Ferreira, coordenadora de enfermagem do Instituto Alpha, foi aberto 20 vagas no Hospital Guilherme Álvaro para o tratamento de pessoas que estão com algum tipo de complicação em razão da covid-19. A profissional de saúde comentou que essa unidade hospitalar poderia ser uma possibilidade de encaminhamento para os pacientes cubatenses com sequelas. Nathalia Pinho e Kevin Costa, gestores da FSFX, afirmaram que o Hospital de Cubatão faz diariamente o levantamento do número de pessoas hospitalizadas por covid-19 e as que tiveram alta. Eles se comprometeram a fornecer essas informações aos membros da comissão.

Na avaliação dos membros da CEV, o Programa de Testagem Sentinela desenvolvido na cidade foi bem conduzido, seguindo as diretrizes adotadas pelas autoridades da saúde. Os parlamentares sugeriram a aplicação de um questionário pelos agentes de saúde como forma de coletar dados para realizar a triagem dos pacientes que foram infectados pela Covid-19. Rodrigo Alemão ainda sugeriu que seja firmada uma parceria com as indústrias para fazer esse levantamento junto aos trabalhadores do Polo Industrial. Os parlamentares ainda lembraram da visita técnica feita ao Hospital Samaritano Paulista, que conta com um centro de reabilitação para pessoas com sequelas da covid-19 e propuseram que os gestores locais da saúde conheçam in loco essa experiência.