Grupo de vereadores elenca melhorias para a Liga Esportiva de Cubatão
Danilo Bonifácio, sob supervisão
Os parlamentares se reuniram ontem (02/06), na casa de leis de Cubatão, para tratar da Comissão Especial de Vereadores (CEV) de autoria do vereador Topete (PSD) que visa identificar os principais desafios e necessidades dentro da sociedade esportiva do município. Em conjunto com a Secretaria de Esporte, ligas amadoras e representantes da comunidade, o objetivo da CEV é elaborar propostas concretas e viáveis que valorizem o fortalecimento do futebol amador.
Presentes no encontro, além do autor da comissão, estavam os vereadores Carioca (PSDB), Batoré (Agir), Tinho (PSD) e o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Guilherme Bechara Maxta. Além deles, o Secretário Adjunto Municipal, Alceu Costa, e os ex-presidentes da Liga de Futebol Amador de Cubatão, João Ilario Filho e Manoel Alves do Nascimento Maninho, bem como os atuais representantes. "É preocupante a situação atual da Liga de Futebol Amador de Cubatão", destacou Topete.
A Liga de Futebol Amador passa por dificuldades e dívidas desde antigos mandatos de presidência até métodos de arrecadação utilizados e valores recebidos do Estado, entre outros fatores. João Ilario, ex presidente da Liga, propôs que o pagamento retroativo de débitos seja realizado para que, em primeira circunstância, seja evitada a perda definitiva do CNPJ da Liga.
O Vereador Carioca sugeriu a obtenção de uma certidão de inteiro teor no Cartório de Registro Civil ou, ao menos, do Estatuto mais recente da Liga, a fim de definir as diretrizes de seus devidos bens, tendo em vista o declínio nos últimos anos e a má gestão ocasionada. Um dos atuais representantes da Liga, Daniel Souza, demonstrou um trecho pertencente ao estatuto, em conjunto com um breve histórico dos registros e das presidências da Liga.
Conforme acordado entre os presentes parlamentares, líderes e secretários, as soluções iniciais se voltam em via administrativa junto ao cartório e, em caso de insucesso, será considerada a judicialização. Para a próxima reunião, que ocorrerá no dia 09 de junho na Câmara Municipal, será convocado o contador Rafael Max.