Grupo de vereadores recebe secretários para discutir permanência da Unigel em Cubatão

Grupo de vereadores recebe secretários para discutir permanência da Unigel em Cubatão

Foto: Danilo Bonifácio

Danilo Bonifácio sob supervisão

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata dos impactos do processo de recuperação extrajudicial da Unigel – antiga Companhia Brasileira de Estireno – se reuniu na quarta (15/10), na Câmara Municipal, para discutir o futuro da empresa, que nos últimos dias entrou em recuperação judicial. Marcado pela ausência da companhia, o encontro foi presidido por Carioca (PSDB) e também contou com a presença de Tinho (PSD). Há expectativas de que um representante da Unigel compareça à última reunião da CEV, que está marcada para amanhã (17/10).

Além dos parlamentares, estiveram presentes no encontro o secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão (SEMIPEE), Fabrício Lopes; o secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (SEMAM), Cleiton Jordão; representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Centro de Integração e Desenvolvimento de Cubatão (CIDE). Diante da ausência da Unigel, Carioca reforçou que a reiterada falta de retorno aos convites da comissão é muito desrespeitosa.

Nas reuniões anteriores, os parlamentares discutiram o temor de um possível fechamento da unidade em Cubatão devido à situação da empresa, que deveria estabelecer o diálogo a fim de tranquilizar a população cubatense. Fabrício ressaltou que a pasta almeja manter o setor industrial ativo no município. Citou também que o alto investimento do governo federal na terceira Via da Rodovia dos Imigrantes e no túnel Santos - Guarujá não é o suficiente para manter as empresas na cidade. "Não queremos o fechamento de nenhuma empresa, temos condições de tentar manter um ambiente de negócios onde as empresas não se sintam acuadas dentro do território e permaneçam no município", destacou ele.

Já Ricardo Salgado, diretor executivo do CIDE, mencionou que a Unigel entrou em contato com a entidade para explicar que toda a diretoria da instituição está na Bahia para tratativas da possível devolução da unidade de Camaçari (BA) à Petrobras.

Ao comentar sobre a situação, Tinho disse que, apesar dos problemas econômicos do país, a petroquímica ainda tem uma unidade no centro de Cubatão e exerce extrema importância econômica e financeira no município. O parlamentar também destacou a necessidade de aproximação das indústrias com o Poder Público, já que houve uma queda no polo industrial mediante ao fechamento de outras petroquimicas na cidade.

Fabrício acrescentou que é importante o olhar de Carioca sobre o que está acontecendo e afirmou que a Unigel precisa estar mais próxima do município, para além da questão territorial. De acordo com ele, por ser uma transmutação da antiga Companhia Brasileira de Estireno, que teve papel importante em Cubatão, a Unigel está na memória afetiva dos munícipes.