Guilherme Amaral apresenta moção de aplausos à Afaban por desempenho de bandas cubatenses

Guilherme Amaral apresenta moção de aplausos à Afaban por desempenho de bandas cubatenses

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

O vereador Guilherme Amaral (PSD) apresentou hoje (14/10), em sessão ordinária, uma moção de aplausos à Associação das Fanfarras e Bandas (Afaban) de Cubatão, que administra o projeto “Um Toque de Cidadania”. De acordo com o parlamentar, a homenagem se deu em função da relevância social e cultural das bandas musicais da Unidade Municipal de Ensino (UME) Padre José de Anchieta e da UME Rui Barbosa, que já conquistaram diversos prêmios representando a cidade. 

Durante a homenagem, Amaral explicou que a banda da UME Padre José de Anchieta foi criada em 1994 e, atualmente, é composta por 48 músicos e 32 integrantes no corpo cenográfico. Já a banda da UME Rui Barbosa surgiu em 1996 e, hoje, conta com 25 pessoas no corpo musical e 20 no cenográfico. O projeto Um Toque de Cidadania, que promove a inclusão de alunos da rede municipal de ensino em bandas e fanfarras, contempla as duas UMEs. Ao todo, são cerca de 4 mil crianças e adolescentes beneficiados em escolas cubatenses. 

Segundo o autor da moção, como a difusão da cultura não é democratizada em nosso país, levá-la às áreas de vulnerabilidade social e para quem mais precisa de investimentos do Poder Público ainda é muito difícil. “Mais difícil que recepcionar política pública de cultura é, efetivamente, trabalhar para difundi-la em parceria e com muita harmonia com os poderes constituídos”, afirmou Guilherme, ao elogiar a Afaban.  

Tinho (PSD) reforçou a importância da homenagem parabenizando os profissionais que fazem o projeto acontecer e, com isso, melhoram vidas de jovens cubatenses. "Não canso de falar isso por causa da realização do sonho, da satisfação desses jovens, dessas crianças, de poder ter a oportunidade de aprender a música”, destacou o parlamentar.  

Cléber do Cavaco (PSD), por sua vez, afirmou que é um orgulho imenso falar da Afaban, dos jovens e professores que estão à frente das bandas musicais. Ele recordou a época em que o ex-vereador Wilson Pio (in memorian) apresentou o projeto à Casa de Leis e reforçou que a atual legislatura é comprometida em seguir com o auxílio à causa. “Vamos continuar ajudando a banda, continuar ajudando a Afaban, para que vocês possam continuar brilhando cada vez mais para a cidade de Cubatão e para o mundo", disse Cléber.