Guilherme do Salão cobrará Prefeitura sobre instalação de bueiros inteligentes

Guilherme do Salão cobrará Prefeitura sobre instalação de bueiros inteligentes

Autor: Nicole Vasques

Em reunião da Comissão Especial de Vereadores que trata dos alagamentos e enchentes em Cubatão, realizada na sexta (27/06), o vereador Guilherme do Salão (PSB) disse que cobrará a Prefeitura a respeito da execução do programa Bueiro Inteligente. Prevista na Lei 4.035/2019, essa iniciativa dispõe sobre a instalação de caixas coletoras para reter material sólido em bueiros e bocas de lobo sem obstruir a passagem de água.  

Além de Guilherme, estiveram presentes na reunião a diretora de Obras Públicas do município, Márcia Mesquita; o secretário municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Elmo Ferreira; e Paulo Sergio Mantoanelli, engenheiro representante do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). O vereador Marcinho (PSB) também participou do encontro.   

Guilherme do Salão iniciou a reunião apresentando reclamações a respeito um canal próximo à rodovia SP-148, na Vila dos Pescadores, que está sem limpeza. Os participantes também discutiram sobre a situação das enchentes em outros pontos da cidade, incluindo a Vila São José. Com isso, o presidente da CEV apresentou como possível solução a instalação dos bueiros inteligentes a fim de conter os impactos das chuvas na cidade. A lei 4035 foi sancionada em 2019 e, segundo o parlamentar, é hora de viabilizar sua execução. "Em vez de esse esgoto ser jogado no rio, hoje ele é coletado. Quando chove e alaga a rua, é você ter a coleta desses resíduos, como já é lei, e a gente colocar isso em prática na cidade", explicou ele.   

Márcia Mesquita, diretora de Obras Públicas, afirmou que com a reurbanização da Vila dos Pescadores a pasta homologou também um contrato para adotar melhorias na Avenida Ferroviária e na Rua Santa Júlia. Após os devidos trâmites legais, as obras devem começar daqui a um ou dois meses. "Conforme os contratos, já vai estar prevista a parte de drenagem ali", disse ela.   

Diante do exposto, os participantes da CEV farão diligências externas na próxima quinta-feira (03/07). Depois disso, haverá uma nova reunião para discussão dos trabalhos no dia 7 de julho.