Guilherme do Salão homenageia o Corpo de Baile Infantil do Conservatório de Cubatão

Guilherme do Salão homenageia o Corpo de Baile Infantil do Conservatório de Cubatão

Foto: Rodrigo Palassi

Danilo Bonifácio sob supervisão

O vereador Guilherme do Salão (PSB) apresentou na última terça (08/04), em sessão plenária, uma moção de aplausos ao Corpo de Baile Infantil da Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva (ETMDIRS), em reconhecimento às conquistas recentes em festivais da modalidade. O grupo, composto por 14 bailarinas, foi premiado com o primeiro lugar na Seletiva do 22° Première da Dança da Cia Pavarini, evento realizado no dia 06 de abril de 2025, no Teatro São Francisco, em São Paulo, e que contou com 125 coreografias inscritas. 

O projeto do Corpo de Baile Infantil foi idealizado pela professora Gabriela Torres, juntamente com a gestão escolar, e visa o aperfeiçoamento do ballet clássico para crianças de 08 a 12 anos. A formação do grupo, realizada em abril de 2024, teve como objetivo fortalecer as bases do ballet e oferecer aos jovens da comunidade uma oportunidade de desenvolvimento artístico e técnico. 

Durante a justificativa, o vereador Guilherme do Salão destacou a importância da iniciativa da professora Gabriela Torres e da gestão da ETMDIRS, que, por meio deste projeto, não apenas promovem o aperfeiçoamento da dança, mas também contribuem para a formação de cidadãos com valores culturais e disciplinares. "Este é um pequeno gesto em reconhecimento a nossa população, as nossas crianças que fazem parte do corpo técnico desta escola e que faz um trabalho magnifico a anos, costumo dizer que a gente sonha os sonhos dos nossos filhos e eu vivo através deles e há levar este entendimento e buscar romper barreiras junto com eles ", afirmou o parlamentar. 

O vereador ressaltou ainda a participação na Seletiva do 22° Première da Dança, em meio a 125 coreografias apresentadas, não é um trabalho fácil, reconhecendo não apenas o sucesso das bailarinas, mas também o impacto positivo da ETMDIRS na formação de novos artistas. A classificação do grupo para a final, que ocorrerá no mês de outubro, é motivo de grande orgulho para a cidade de Cubatão e um reflexo da qualidade do ensino oferecido pela escola. 

Professores, gestores e o corpo de Ballet do ETMDIRS de Cubatão estiveram presentes na sessão durante a apresentação da moção de aplauso. 

Sobre o ETMDIRS: 

A ETMDIRS, fundada em 1962, é o único conservatório musical do litoral paulista reconhecido pelo MEC, a formar, gratuitamente, músicos e bailarinos. As aulas acontecem nos três períodos, nos níveis fundamental, básico e técnico. Entre os cursos ofertados pela unidade inclui piano, violão, canto e história da música, balé clássico, regência, violão, saxofone e canto coral.  A Escola Técnica de Música e Dança ou simplesmente “Conservatório”, detém de aulas gratuitas de diversas modalidades, tendo como lema a prova irrefutável de que a arte é extremamente inclusiva e sempre deve estar ao alcance de todos.