Guilherme do Salão instaura CEVs para debater obras no acesso à Ilha Caraguatá e alagamentos no município

Guilherme do Salão instaura CEVs para debater obras no acesso à Ilha Caraguatá e alagamentos no município

Autor: Rodrigo Palassi

Nesta terça-feira (27/05), foram instauradas duas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs), ambas de autoria do vereador Guilherme do Salão (PSB), com a participação dos parlamentares e membros Marcinho (PSB), Batoré (AGIR) Edson Mota (União) e Ronaldo da Comissão (PSD) - representado pela assessora - para discutir os problemas de acesso ao Bairro de Caraguatá e as constantes enchentes e alagamentos que ocorrem no município.

Na primeira reunião, os parlamentares frisaram a necessidade de se propor ações de fiscalização aos problemas decorrentes das enchentes e alagamentos. Dessa forma, entender suas causas estruturais e planos de ação a curto, médio e longo prazo. O autor da CEV ressaltou a urgência de inspeções das vias não somente de maneira presencial, mas também monitorá-las de forma remota para ver mais de perto as obras que estão paradas e sem manutenção nas vias de diversos bairros do município. 

“Cerca de 50% dos nossos bairros estão sofrendo com essas questões [de enchentes], principalmente na Cidade Baixa, Centro e Ilha. As obras são feitas próximas aos bairros residenciais, cercando as comunidades e agravando os alagamentos”, destacou o vereador Batoré. 

Além do período de chuva, incluindo também a “tábua da maré” que ocorre em torno dos bairros da Cidade Baixa - como Vila Nova, Vila Natal, Vila São José - os munícipes relatam transtornos provocados por alagamentos recorrentes. Mesmo com a realização de obras recentes de drenagem e a instalação de válvulas em pontos estratégicos, a população ainda sente os efeitos da falta de manutenção do sistema. 

Na segunda reunião, foi discutida a obra de acesso à Ilha Caraguatá pela rodovia Imigrantes que está parada. Em 2023 foi concluído o processo de licitação para o início das obras, e até o momento não foi concluída. “A população merece uma resposta, saber o porquê dessa paralisação”, destacou Guilherme do Salão (PSB) garantindo que vai acompanhar de perto esse demanda. 

“O que a gente quer ver é a constância do que foi feito”, acrescentou Guilherme. Além disso, o vereador enviou ofícios solicitando o aprofundamento dos estudos técnicos e a ampliação das áreas, porém é preciso ter um plano de ação a curto prazo. “A gente quer o efetivo, cobrar pela efetividade. O que já pode ser feito agora, de imediato, é o que precisamos cobrar deles. Estamos cansados de relatórios e da demora no andamento”, finalizou ele. 

A presença da Ecovias será considerada para as futuras reuniões. Segundo o vereador Marcinho (PSB), a empresa é responsável por conectar toda a parte de drenagem ao município, o que reforça a necessidade de sua presença e compromisso. A Sabesp e a Secretaria de Obras Públicas também serão convocadas para prestar esclarecimentos e apontar soluções práticas à população.

O próximo encontro, para ambas as discussões, está marcado para o dia 02/06 e contará com a presença do secretário de obras da cidade.