Guilherme do Salão pede instalação de creche noturna na cidade

O Guilherme do Salão (PROS) solicitou hoje (6) ao Poder Executivo, durante a sessão plenária, a implantação de uma creche noturna na cidade. O parlamentar explicou que muitos pais e mães trabalham em horários não convencionais e, por isso, necessitam de um espaço seguro e adequado para abrigar seus filhos. “Existem muitos trabalhadores, sobretudo, mães solo, que trabalham à noite no setor industrial de Cubatão e não têm com quem deixar suas crianças”, ressaltou o vereador.

No requerimento, Guilherme do Salão comentou que mesmo que a matrícula de crianças de até três anos de idade não seja obrigatória, a vaga nas creches é um direito previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo dever dos municípios, com a ajuda dos estados, garantir creches e pré-escolas para todas as crianças.

Ao solicitar a implantação da creche noturna na cidade, o vereador do PROS comentou sobre os problemas enfrentados pelas trabalhadoras da SAFE, empresa que prestava serviço de limpeza nas unidades de ensino do município (UMEs) até o começo do mês de maio. As funcionárias alegam que não receberam a rescisão, após o fim do contrato da SAFE com a Prefeitura. “Realmente, vemos uma administração que não abraça essa causa. Temos hoje muitas mães desempregadas aqui no plenário”.

Sessão Encerrada
A sessão foi encerrada antes do prazo regimental por falta de quórum. As bancadas do PSD, Progressistas, PSB, PROS e MDB pediram a obstrução dos trabalhos, em apoio à comissão de ex-funcionárias da SAFE. Os parlamentares se comprometeram em mediar as negociações com o Poder Executivo para que as rescisões das trabalhadoras sejam pagas o mais rápido possível.