Guilherme do Salão pede manutenção na rede elétrica de escolas e postos de saúde

O vereador Guilherme do Salão (PROS) apresentou ontem (9), durante a sessão plenária, três solicitações ao Poder Executivo. O primeiro requerimento pede à administração , em caráter emergencial, a manutenção da rede elétrica ou substituição da fiação das unidades de ensino e dos postos de saúde do município. O parlamentar comentou que, de acordo com inúmeras denúncias dos moradores, esses estabelecimentos públicos precisam de reparos urgentemente, pois a falta de manutenção pode gerar sobrecarga, além de curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios nesses espaços de grande circulação de pessoas.

Segundo Guilherme do Salão, a falta de manutenção vem gerando sérios transtornos ao munícipes, como o cancelamento de consultas agendadas e a realização de exames clínicos nas unidades básicas de saúde. O parlamentar comentou que esses problemas na rede elétrica dificultam a rotina de trabalho dos servidores públicos e, consequentemente, prejudicam o serviço prestado à população.

O vereador Sérgio Calçados (PSB) relembrou que a Câmara aprovou, por intermédio das emendas impositivas, a destinação de R$ 5 milhões para a manutenção de unidades de ensino e postos de saúde. No entanto, o parlamentar disse que, na próxima semana, em que ocorre o retorno das aulas presenciais, nada foi feito para receber os alunos. “A cidade não se preparou. As salas têm ar-condicionado, mas se você ligar todo o sistema elétrico, a rede não está adequada, o que é perigoso para os alunos e servidores”, ressaltou Sérgio Calçados.

Alessandro Oliveira (PL) disse que visitou recentemente unidades de ensino do município e constatou que a fiação estava exposta nesses estabelecimentos, necessitando de manutenção. O vereador comentou que falta planejamento para a execução de reparos e reformas em escolas e postos médicos da cidade. Ele também chamou a atenção para o roubo do ar-condicionado e do compressor, utilizado pelo dentista, que ocorreu na unidade do Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva. O parlamentar pediu mais atenção para o local, com mais policiamento e melhor iluminação pública.

No segundo requerimento, Guilherme do Salão pede que o Poder Executivo, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e a Viação Fênix realizem estudos para que a frota de ônibus municipais seja ampliada e que seja criado um sistema de integração entre as linhas que atendem aos bairros da cidade. Segundo o parlamentar, essa medida “permitirá o deslocamento entre os bairros, dentro de uma hora, sem pagar duas passagens, além de gerar mais segurança, economia, praticidade e agilidade aos usuários’.

Guilherme do Salão ainda pediu ao Poder Executivo que conclua ou justifique os motivos que inviabilizam o término das obras na Estrada Metalúrgico Ricardo Reis, conhecida como “Estradão da Ilha”, na Ilha Caraguatá. As obras foram iniciadas em 2020 e fazem parte do Projeto “Novo Casqueiro”, que é voltado para a recuperação urbana das vias do bairro. O vereador alega que a paralisação da obra gera vários transtornos e riscos à segurança dos moradores do bairro, como vias mal sinalizadas, falta de iluminação e de drenagem.