Guilherme do Salão pede obras de macrodrenagem e microdrenagem na Ilha Caraguatá

O vereador Guilherme do Salão (PROS) solicitou hoje (26), em sessão plenária, a realização de obras de macrodrenagem na Rua José Cascardi e microdrenagem nas ruas conexas do bairro Ilha Caraguatá. De acordo com o parlamentar, a população local anseia por melhorias no sistema de drenagem há anos.

O parlamentar do PROS ressaltou que o sistema de drenagem é o responsável principalmente pela coleta, manejo e disposição das águas pluvias. Segundo Guilherme do Salão a falta de um sistema seguro e eficiente provoca enchentes e alagamentos intensos, o que representa sérios prejuízos à população. O vereador chamou a atenção para a necessidade de obras de prevenção aos problemas causados pelas fortes chuvas que costumam ocorrer no verão.

Vale lembrar que a microdrenagem se refere à coleta das águas superficiais ou subterrâneas por meio de pequenas e médias galerias; já a macrodrenagem designa o sistema que inclui a rede de microdrenagem, galerias de grande porte e receptores destas águas (rios ou canais).

Rodrigo Alemão (PSDB) elogiou o requerimento de Guilherme do Salão e comentou sobre o projeto de lei que acabou de protocolizar no Legislativo que tem como principal objetivo dar ampla divulgação sobre obras em andamento e paralisadas sob responsabilidade da Prefeitura. Segundo o parlamentar, a publicidade deve ser feita no site da Prefeitura e nos outros canais oficiais de comunicação do Poder Executivo, de modo que todo cidadão tenha acesso a informações públicas.

Roxinho (MDB) lembrou que em 2013 funcionou na Câmara uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratava do desassoreamento dos rios da cidade e os danos provocados pelas enchentes na cidade. O parlamentar também pontuou que anos depois foi realizado um estudo técnico para a execução de obras de macrodrenagem e microdrenagem em Cubatão, mas que nada saiu do papel até hoje.

Sérgio Calçados (PSB) comentou que o avanço do nível do mar é um problema global, como mostrou recentemente um estudo feito pelo Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). O vereador defendeu uma discussão metropolitana para esse problema e disse que é preciso rediscutir o modelo de cidade.

Outros requerimentos

Guilherme do Salão (PROS) também apresentou mais dois requerimentos solicitando a contratação de médicos para a rede municipal de saúde nas seguintes especialidades: pediatria, ginecologia e neurologia. O parlamentar recordou de um episódio ocorrido recentemente no PS Infantil em que duas crianças colidiram a cabeça e não tinha nenhum neurologista para atender. O vereador ainda disse que crianças com doenças cognitivas precisam de um atendimento especializado, que hoje é dificultado pela falta de médicos.