Guilherme do Salão propõe criação de nova linha de ônibus na Ilha Caraguatá e melhor estrutura a escolas
Por Denise Crescêncio
Em sessão plenária realizada na última terça (02/09), o vereador Guilherme do Salão (PSB) propôs que a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) crie uma nova linha de ônibus municipal que ligue o bairro Ilha Caraguatá ao Cruzeiro do Sul, a fim de conferir maior eficiência e regularidade na prestação do serviço. Além disso, o parlamentar pediu que a Secretaria de Educação viabilize melhorias de infraestrutura e a ampliação dos equipamentos educacionais no Bolsão 9, Vila dos Pescadores, Fabril, Casqueiro, Nova República e Ilha Caraguatá.
Linha de ônibus
De acordo com o vereador, hoje o bairro conta com apenas uma linha de ônibus e, os constantes congestionamentos na Rodovia Cônego Domênico, via que corta o bairro, comprometem a mobilidade urbana, pois dificultam o deslocamento da população. “Isso reduzirá os atrasos e atenderá às necessidades da população, em especial os trabalhadores e estudantes que dependem diariamente do serviço público de transporte”, completou ele.
Unidades escolares
Guilherme também pediu que a Secretaria de Educação realize estudos técnicos com o objetivo de ampliar o atendimento educacional à primeira infância no Bolsão 9 e Vila dos Pescadores, uma vez que hoje as comunidades locais carecem de equipamentos educacionais suficientes para o suprimento de suas demandas.
Outro ponto destacado pelo parlamentar foi o aumento populacional do bairro Ilha Caraguatá devido às novas unidades habitacionais que serão entregues em breve e, portanto, haverá a necessidade de se expandir o atendimento desse serviço prestado pelo município.
O representante do PSB ainda citou o número insuficiente de salas na Unidade Municipal de Ensino (UME) Alagoas, do bairro Fabril, o mobiliário defasado e inadequado da UME Bahia, no Jd. Nova República, e a ausência de equipamentos recreativos da UME Pernambuco, no Jd. Casqueiro.
Batoré (Agir) elogiou a propositura do colega e chamou a atenção para a necessidade também de construir uma cobertura na área externa da escola para proteger as crianças e os funcionários da UME Alagoas nos dias chuvosos. Marcinho (PSB) reforçou que é preciso ter um olhar mais sensível para o atendimento educacional das crianças, sobretudo na Ilha Caraguatá, que em breve receberá cerca de 700 famílias.