Guilherme do Salão propõe CEV sobre atendimento pós-Covid

Fotos: Rodrigo Palassi (CMC)

Os parlamentares aprovaram hoje (29), durante a 14ª sessão ordinária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para debater ações que visam a reabilitação dos munícipes que foram infectados pela COVID-19 e ficaram com sequelas. A iniciativa é de Guilherme do Salão (PROS) e tem como objetivo considerar as demandas de saúde decorrentes da pandemia, como danos respiratórios, neurológicos, cardíacos, dermatológicos e psiquiátricos.
Guilherme do Salão ressaltou que o sistema municipal de saúde precisa se preparar para oferecer esse serviço aos moradores. “Precisamos propor e trocar ideias para nos prepararmos para esse pós-pandemia, pensando em novas alternativas na saúde e trazendo pessoas que podem ajudar a população”, pontuou o parlamentar.
Estudos apontam que até 80% dos recuperados da Covid-19 sentem ao menos um sintoma até quatro meses depois do fim da infecção, que podem variar de um mero mal-estar até uma lesão mais grave e prolongada. “Pensando nisso, pensei nessa comissão para que nós tenhamos novas ideias e possamos contra-atacar essa doença e recuperar as pessoas que contraíram Covid-19 e ficaram com sequelas”, destacou Guilherme do Salão.
Rodrigo Alemão (PSDB) parabenizou a iniciativa de Guilherme do Salão e ressaltou que a vacina, somada ao tratamento pós-Covid, podem ajudar a população a lidar com esse “novo normal”. O vereador comentou que a prioridade é o combate ao COVID-19 e que todos os recursos públicos devem ser destinados para o enfrentamento da doença. “É fundamental essa comissão, pois ela indicará inúmeras possibilidades para o Poder Executivo, para o bom direcionamento das verbas públicas para o combate da Covid-19”.
O parlamentar do PSDB comentou que o atendimento pós-Covid também faz parte de suas preocupações. Ele ressaltou que nesta quarta (30) estará, junto com alguns vereadores, visitando as instalações de uma unidade hospitalar em São Paulo Capital, que é referência nesse tipo de serviço. No local, por exemplo, várias especialidades e fisioterapeutas ajudam os pacientes a recuperar a força dos músculos e a capacidade respiratória. “O tratamento pós-Covid engloba todas as sequelas que ficaram e que a ciência ainda nem sabe identificar”, completou Rodrigo Alemão.
Rafael Tucla (Progressistas) comentou que a cidade não deve pensar somente no pós-Covid, mas na saúde de forma ampla. “A saúde do município está doente antes da pandemia. Vemos na internet as reclamações e é inadmissível, uma cidade onde tem aumento de arrecadação anualmente”. O parlamentar lembrou que Cubatão é uma das trinta cidades bilionárias do estado de São Paulo. “Não dá para ir à UBS e não ter médico ou ter um quebrando galho, não podemos aceitar isso”.
Moção de Pesar
O vereador Guilherme do Salão (PROS) apresentou também uma moção de pesar pelas 500 mil vítimas da pandemia da Covid-19 no Brasil. Os números são do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de vítimas da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.
“Não é só um número, são pessoas, pais, integrantes de famílias que morreram por causa dessa doença. Agora temos essa vacina que não devemos deixar de tomar, pois ela é a nossa proteção. Não é fácil ver um ente querido, ver um filho enterrar um pai às pressas, sem direito a funeral digno”, lamentou Guilherme do Salão.
Cléber do Cavaco (PL) ressaltou a importância da imunização contra a Covid-19 e fez um apelo para que todos da cidade se vacinem. “Temos que conscientizar as pessoas para que elas tomem a vacina. Trata-se de uma oportunidade que muitas pessoas que faleceram não tiveram”.
Alessandro Oliveira (PL) lamentou o fato de o Brasil ser o segundo país em número de mortos no mundo e criticou o comportamento irresponsável de algumas pessoas durante a pandemia. “Eu ando pela cidade e vejo um grande número de pessoas que estão nos bares e, os números, nós políticos e quem conhece os agentes de saúde sabem. É triste ver essa situação e as pessoas não se importarem, pois só sabe, quem passa por isso”, argumentou o vereador.
Jaque Barbosa (PSD) também reforçou a necessidade da vacinação contra a Covid-19. “É uma conquista da humanidade”. A vereadora disse que esteve visitando a comunidade da Cota 200 e escutou algumas pessoas afirmando que não tomariam a vacina. Ela enfatizou que os procedimentos vacinais são seguros e protegem contra novas variantes do coronavírus.