Guilherme do Salão solicita instalação de ala psiquiátrica no Hospital Municipal

O Guilherme do Salão (PROS) solicitou hoje (30) ao Poder Executivo, durante a sessão plenária, a implantação de uma ala psiquiátrica no Hospital Municipal de Cubatão. O parlamentar ressaltou que os problemas de saúde mental aumentaram exponencialmente durante a pandemia da Covid-19, principalmente os casos de ansiedade, depressão e suicídio. O vereador disse que hoje existem poucos leitos no Hospital Municipal reservados ao tratamento de distúrbios ligados à saúde mental.

O parlamentar disse que pessoas com surtos psicóticos hoje são atendidas numa área bem reduzida no PS Central. “Os parentes dos pacientes querem ver seus familiares sendo bem atendidos, cuidados”. Guilherme do Salão criticou a administração municipal por, segundo ele, negligenciar a atenção à saúde mental. O vereador comentou que muitos cubatenses estão aguardando uma vaga no Hospital Guilherme Álvaro (Santos) para fazer o tratamento adequado.

Outros requerimentos
Guilherme do Salão solicitou ao Poder Executivo que cumpra a Lei Federal N° 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que obriga a implantação de serviços da psicologia e do serviço social nas unidades municipais de ensino. O parlamentar chamou a atenção para a escalada de casos de violência as escolas da cidade nos últimos meses.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que o descaso na educação resulta no alto índice de violência nas escolas. O vereador comentou que muitos servidores da área estão pedindo exoneração de seus cargos e buscando carreira em outros municípios. O parlamentar ainda criticou a irresponsabilidade da administração municipal.

Fábio Roxinho (MDB) cobrou a transparência da administração municipal para com os servidores públicos do município. O vereador comentou a falta de professores na UME Estado da Bahia durante sua visita no começo do ano. Ele também disse que o declínio da cidade de Cubatão é consequência do desprezo do chefe do Poder Executivo.

O parlamentar do PROS ainda pediu, por meio do requerimento, que a administração municipal tome providências para garantir maior segurança nas UMEs, a fim de assegurar a integridade dos alunos, professores e demais funcionários das escolas do município.

Sessão Encerrada
A sessão foi encerrada antes do prazo regimental por falta de quórum. As bancadas do PSDB e do PSD pediram a obstrução dos trabalhos, depois da manifestação dos professores municipais presentes no plenário da Câmara.