“A fotografia tem o poder de contar uma história”, afirma especialista

“A fotografia tem o poder de contar uma história”, afirma especialista

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) promoveu ontem (29/05), o workshop “Fotografia Básica”, com o especialista Rodrigo Palassi. O curso apresentou, de forma descomplicada, os aspectos fundamentais para tirar uma foto com qualidade, como as técnicas e a composição. A atividade contou com a participação da comunidade e de servidores públicos.

O especialista explicou que fotografia, em linhas gerais, é a técnica de reprodução de imagens com exposição luminosa. Palassi comentou detalhadamente sobre o funcionamento de cada parte que compõe a máquina fotográfica, do diafragma ao obturador, passando pelas lentes (grande angular, normal e teleobjetiva).

A partir de exemplos da publicidade e a moda, o fotógrafo comentou sobre luminosidade, foco e cortes. Ele também apontou quatro fatores fundamentais para obter uma fotografia com qualidade: organização dos elementos, equilíbrio, criatividade e, por último, a história que se quer contar.

O convidado ensinou ainda sobre a regra dos terços, que consiste na divisão de linhas verticais e horizontais e pontos de que auxiliam na organização da foto. Outro método de composição apontado por Palassi é o alinhamento central das linhas convergentes, isto é, utilizar um lugar que tenha uma linha que ajude na fixação do ponto de interesse.

O fotógrafo, que iniciou sua carreira em 2007, disse que no caso de fotos com dispositivos móveis, independente da marca do aparelho, o mais importante é o domínio das técnicas. “A gente sempre acha que precisa de mais equipamento, mas se você não tem a técnica, nada adianta”, garante Palassi.

A próxima atividade promovida pela ELD é o Painel Meio Ambiente e Redução de Resíduos Sólidos, que ocorrerá no dia 5 de junho, às 15 horas, no plenário da Câmara. O evento reunirá ativistas, especialistas e representantes do Executivo e do Legislativo Cubatense.

registrado em: