“Educação financeira promove consumo consciente e vida mais tranquila”, defende consultora

“Educação financeira promove consumo consciente e vida mais tranquila”, defende consultora

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara de Cubatão promoveu o workshop “Educação Financeira para Iniciantes”, com a consultora Alessandra Gonçalves, especialista em planejamento financeiro e em gestão de políticas públicas. A palestrante apresentou noções de como planejar as finanças pessoais e formar patrimônio, além de fornecer informações acerca das opções de investimentos disponíveis no mercado.

Alessandra, que atuou como gerente de relacionamento nos Bancos Itaú Unibanco e Citibank, prestando assessoria em investimentos aos clientes, explicou que educação financeira, em linhas gerais, é a aprendizagem sobre o consumo consciente, capacitando o indivíduo a poupar e planejar a vida financeira.

A consultora comentou que a educação financeira permite que as pessoas vivam com menos preocupações e tenham maior autonomia nas decisões, de modo a aumentar as possibilidades para adquirir o que necessita ou deseja. Ela também ressaltou que é preciso desconstruir três mitos do povo brasileiro: poupança, carro e casa própria. Se antes eram considerados vitais para ser uma vida estável, hoje existem outros investimentos que garantem segurança.

Para Alessandra, as pessoas precisam fugir das armadilhas do consumo, como o cartão de crédito, o cheque especial, o crédito pessoal e o consignado. Sobre planejamento financeiro, a consultora recomenda que se estabeleçam objetivos de curto, médio e longo prazos. Para isso, deve se considerar a relação entre realidade de vida renda e estilo e vida e ter consciência de suas limitações financeiras. “A questão é gastar menos para poupar mais”, disse a especialista.

Antes de finalizar o workshop, Alessandra deixou as seguintes dicas para equilibrar o orçamento familiar: reduzir as despesas adicionais e também as despesas variáveis; conseguir uma renda extra caso você perceba que mesmo cortando despesas o salário não é suficiente; e, se tiver dívidas, negociar, começando com aquelas que têm as maiores taxas de juros.

A próxima atividade da ELD é o Curso de "Democracia Participativa e Controle Social", organizado em oito módulos, destinado a todos que desejam entender melhor como funciona o processo de participação da sociedade na elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas da cidade. As inscrições estão abertas no link: https://www.cubatao.sp.leg.br/escola/escola-do-legislativo-e-da-democracia/curso-de-democracia-participativa. A aula inaugural ocorre na próxima quinta (05/09), às 18h30, no anfiteatro da Casa de Leis.

registrado em: