“Ser assertivo é assumir suas posições com autenticidade”, defende especialista

“Ser assertivo é assumir suas posições com autenticidade”, defende especialista

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara Municipal de Cubatão, promoveu ontem (23) o Workshop “Comunicação Assertiva: desenvolvendo essa habilidade na vida profissional e pessoal”, ministrado pela psicopedagoga e professora universitária Vanessa Ratton. A especialista enfatizou que tanto no ambiente de trabalho quanto em casa, é importante ser assertivo, sendo firme e direto, sem sentir ou causar constrangimentos. Para ela, trata-se de uma capacidade de se colocar de maneira clara, objetiva e transparente, ou seja, sem delongas. “Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo”, ressalta Vanessa.

Segundo a psicopedagoga, ser assertivo é uma maneira de se comunicar que se contrapõe tanto ao comportamento passivo quanto ao agressivo. Entre as vantagens de ser assertivo, Vanessa aponta dez principais: torna-se mais competente e seguro; desenvolve relações interpessoais maduras; coloca limites às pessoas agressivas; estimula pessoas passivas; tem humildade de pedir ajuda; expressa seus sentimentos com tranquilidade; exerce autoridade com tranquilidade; defende-se contra excessos de poder; controla seus medos e aprende a integrar-se ao grupo; e analisa e resolve o problema.

Outra questão importante nessa discussão é o chamado “feedback”, oportunidade que se tem de transmitir a sua percepção do outro, de modo que a relação entre duas pessoas seja mais satisfatória. Para se tornar um processo útil, de acordo com a psicopedagoga, o feedback precisa ser descritivo ao invés de avaliativo – quando não há julgamento reduz-se a necessidade do outro reagir defensivamente; ser específico ao invés de geral – indicando o comportamento em uma determinada ocasião.

Vanessa Ratton é coordenadora da Escola do Legislativo e da Cidadania de Santos e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). A professora universitária atua em cursos de oratória e liderança, e também é colunista de literatura do jornal A Tribuna.

Na próxima quinta (30), às 15 horas, a ELD promove o Workshop “Redação Oficial” e contará como expositora a jornalista e servidora pública Marisol de Andrade. A especialista é professora de língua portuguesa e chefe de imprensa na Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cubatão. Ela também é editora do blog Bem Expresso, canal especializado em linguagem, comunicação e artes. O workshop tem o objetivo de elevar a habilidade dos profissionais que atuam no setor público no que se refere à produção de documentos oficiais e correção gramatical.

Para se inscrever no Workshop “Redação Oficial”, acesse:
https://www.cubatao.sp.leg.br/escola/escola-do-legislativo-e-da-democracia/workshop-redacao-oficial.

registrado em: