Aguinaldo Araújo quer mudanças na linha intermunicipal que atende ao Vale Verde

Durante a 18ª Sessão Ordinária, ocorrida hoje (05/06), o vereador Aguinaldo Araújo (PDT) apresentou requerimento à Companhia Municipal de Trânsito (CMT) a fim de que o órgão negocie com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) a ampliação de horários da linha 954TRO, que liga o bairro do Vale Verde ao centro da cidade de Santos. O documento, aprovado no plenário da Câmara, ainda sugere a alteração no itinerário da referida linha, de modo que possibilite a integração com Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O vereador comentou que hoje a linha só funciona de segunda a sexta, de 5h30 a 21h30, o que prejudica muitos estudantes, residentes no Vale Verde, que precisam utilizar o transporte público para chegar às universidades da cidade vizinha. Aguinaldo Araújo quer que a BR Mobilidade passe a oferecer a linha também aos sábados e domingos, e que se estenda até meia-noite.

Aguinaldo Araújo comentou que em abril deste ano participou de uma reunião entre a CMT e a EMTU, em que se discutiu a possibilidade de alteração do itinerário da linha 954, passando a percorrer o Parque das Bandeiras, bairro da área continental de São Vicente, tendo como ponto final a Estação Barreiros do VLT. Com essa mudança, o usuário poderia, sem custo adicional, e tendo mais comodidade e flexibilidade, chegar ao seu destino em Santos.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), elogiou o requerimento do colega, mas pontuou que é um absurdo a primeira fase de implantação do VLT não contemplar a cidade de Cubatão. Segundo ele, o Legislativo precisa pressionar o Governo do Estado de São Paulo para que o modal passe a atender o município.

Outros requerimentos
O vereador do PDT ainda apresentou outros dois requerimentos. O primeiro se refere ao pedido de desassoreamento dos rios da cidade como medida de prevenção às enchentes. Para o parlamentar, a gestão municipal deve buscar parcerias com a iniciativa privada e com órgãos públicos como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para implementar projetos que minimizem os impactos das fortes chuvas da maré alta.

O segundo requerimento solicita ao Executivo que providencie serviços de manutenção urgentemente na Unidade Municipal de Ensino (UME) Rio Grande do Sul, que fica no Jardim Costa e Silva.