Ato Solene homenageia a cantora gospel Eula Paula

O Poder Legislativo Cubatense promoveu ontem (30/08) o Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração. A oradora oficial da solenidade foi a cantora gospel Eula Paula. A tradição desse movimento religioso começou na década de 40, na cidade de Recife (PE). O Ato Solene homenageou também mulheres, de diferentes igrejas de Cubatão, que se dedicam a orar e buscar as bênçãos de Deus para as famílias da cidade.

O Ato Solene foi conduzido pelo vereador Aguinaldo Araújo (PDT), autor do projeto que instituiu o Dia do Círculo de Oração no calendário oficial da cidade. Os parlamentares Wilson Pio (PSDB), Érika Verçosa (PSDB), Toninho Vieira (PSDB) e o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB) estiveram presentes na solenidade. A mesa dos trabalhos também contou com a presença do pastor Oziel Gonçalves da Silva, presidente do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Cubatão (UNIPEC).

Eula Paula, nascida em Socorro do Piauí, iniciou sua carreira musical juntamente com os irmãos, formando o “Quarteto Harmonia Celeste”. Anos depois, gravou ao lado do esposo, pastor e cantor gospel Jorge Araújo. A oradora oficial lembrou sua trajetória, dos momentos difíceis às turnês internacionais, e destacou que sempre foi movida pela fé em Deus. Eula finalizou sua fala cantando um dos seus maiores sucesso: “Rosa Vermelha”.

Ao parabenizar as religiosas, Rodrigo Alemão comentou que, durante o Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração do ano passado, passava por um drama familiar - sua sobrinha tinha nascido com cardiopatia congênita. O presidente da Câmara afirmou que muitas pessoas da cidade fizeram preces pela recuperação da garota, o que ocorreu posteriormente. “Independente de religião, devemos procurar o bem comum”, destacou o vereador.

As mulheres homenageadas pelo Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração foram Patrícia Silveira de Souza Silva, Rosangela Aparecida Cruz da Silva, Maria Lucia Ferreira Sant'Anna, Diomarina dos Santos Vieira, Maria das Graças de Oliveira, Maria Cristina Lino da Silva Dias, Enilda Maria Lima da Silva, Delsina Pereira de Souza, Maria de Lourdes Santos Pinto e Maria Eloisa Rodrigues Santos.

O Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração com as apresentações da cantora Regiane Santos Lima e do Coral de Mulheres da Assembleia de Deus - Ministério Cubatão.

Origem - A tradição do Círculo de Oração tem início com o caso da menina Zuleide que apresentava uma grave enfermidade, sendo que ela não andava nem falava. Os médicos, na época, deram-lhe apenas oito anos de vida. Albertina, a mãe da garota, como uma mulher de fé, convidou algumas senhoras de sua igreja para ajudá-la em oração pedindo a Deus pela saúde de sua filha. A primeira reunião ocorreu no dia 06 de março de 1942 com a presença de sete religiosas. Zuleide, superando os prognósticos, cresceu e viveu até os 49 anos de idade. O movimento se espalhou rapidamente em todas as igrejas da Assembleia de Deus, espalhadas pelo Brasil afora.