Ato Solene homenageia Dia do Nascituro

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (18/10), o Ato Solene em Homenagem ao Dia do Nascituro. A solenidade, que foi conduzida pelo vereador Marcinho (PSB), prestou homenagem a ex-deputada estadual Maria Cecília Passarelli, fundadora da “Associação em Defesa da Vida Nascente e da Família. O evento também enalteceu a história de mulheres cubatenses que lutaram pela preservação da vida.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), o parlamentar Sérgio Calçados (PPS), ambos membros da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que organizou a solenidade. Além deles, o diácono da Paróquia São Judas Tadeu, Valmir Rodrigues de Lima, o pastor evangélico Antonio Carlos Lourenço, o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, João Chungath e o secretário municipal de Comunicação Social, Fábio Caldeira também fizeram parte da mesa oficial.

Maria Cecília Passarelli, criadora da “Associação em defesa da vida nascente e da família” iniciou sua atuação distribuindo panfletos com o conteúdo a favor da vida, tendo a oportunidade de levar o conhecimento sobre a preservação do feto a escolas da região e até do nordeste. Cecília entrou para a história de Cubatão se tornando a primeira moradora da cidade a conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa Paulista, sendo eleita deputada estadual no ano de 1994.

As mulheres homenageadas pelo Ato Solene, dedicado ao Dia do Nascituro foram Rosa Maria Casimiro, Telma Martins da Silva, Gercyka Midyan Dias Rodrigues, Bárbara Raquel dos Santos, Andréia Clapis Dezan Franczak, Gabriela Silva Santana dos Santos, Cristiane Ramos Soares, além de contar com a apresentação do coral “Do, Ré, Mi, Fá”, da Paróquia São Francisco de Assis, sob a regência do Maestro Ivan Meneses.

O Ato Solene em homenagem ao “Dia do Nascituro”, teve o objetivo de enaltecer a história de mães e entidades que lutam em defesa da vida durante a gestação. Desta forma destaca-se a coragem e a decisão pessoal de pessoas pelo direito à vida, à honra, à integridade física, à alimentação e à convivência familiar. Essas mulheres guerreiras merecem ser homenageadas com seus respectivos filhos e terem suas histórias enaltecidas pelo Poder Legislativo para que toda população possa compreender o que é a vida de um nascituro.

Os religiosos ressaltaram a importância da valorização da vida e criticaram grupos que defendem a descriminalização do aborto.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Lalá (SD), Aguinaldo Araújo (PDT), Wilson Pio (PSDB), Roxinho (MDB), Cléber do Cavaco (PRB), Toninho Vieira (PSDB), Rafael Tucla (PT) e a vereadora Érika Verçosa (PSDB).