Banda Padre José de Anchieta comemora 35 anos de existência em Ato solene

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (13), o Ato Solene em homenagem aos 35 anos de existência da Banda Anchieta. A solenidade, que foi conduzida pelo vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Wilson Pio (PSDB), prestou homenagem a UME Anchieta e ao maestro do grupo, Luiz Carlos Ferreira de Araújo. O evento também enalteceu a história de perseverança da banda, para levar o nome da cidade de Cubatão com ênfase e maestria, e ressaltou o objetivo de estimular o desenvolvimento humano dos adolescentes, bem como a responsabilidade, a cidadania e a qualificação profissional.

A mesa dos trabalhos foi composta pela vereadora, Érika Verçosa (PSDB) e pelo parlamentar Marcinho (PSB). Além deles, o vice-presidente da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (AFABAN), Delgado Nunes Pio e a Secretaria Municipal de Educação, Márcia Terras.

Os homenageados pelo Ato Solene em comemoração aos 35 anos da banda foram Danilo dos Santos Silva, Elaine Cristina de Oliveira, Fábio Alencar dos Santos, Felipe dos Santos Gonçalves, Irene Rocha de Ataíde, Marcia Terras, Neide Amaral da Silva Alves, Luiz Carlos Ferreira, Uilson Camilo, Watson Uliana Travasso, Unipar Carbocloro, e o casal Izael Vieira Machado Júnior e Tamires dos Santos Souza.

Luiz Carlos Ferreira de Araújo iniciou sua caminhada na música estudando saxofone contralto na Banda Estudantil da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) com o Professor Watson Uliana Travasso. Posteriormente foi estudar na escola livre de música novo tempo, com o renomado saxofonista Eduardo Pecci Lambardi, músico então da orquestra municipal do Teatro de São Paulo. Coordenou do 1º ao 7º encontro técnico para maestros, músicos e coreógrafos de bandas e fanfarras. Também foi coordenador geral do 3º Concurso de Fanfarras e Bandas de Cubatão.

O músico agradeceu a todos os presentes na homenagem e disse ser grato a tudo que passou, desde o começo, em especial a sua família e seus amigos, ressaltando que não há como trabalhar sozinho no meio musical. Ele disse que existem diversos amigos, os quais o ajudaram ao longo dos anos. E que falar da Banda Anchieta é fácil, pois ela se tornou parte dele. “Meu complemento ”, disse.

Além disso, relembrou do seu passado, com a falta de sua mãe e de seu pai, recorda que juntava valores para poder pagar o transporte e aprender mais sobre instrumental. O maestro se recorda até os dias atuais de todo apoio prestado ao grupo, quando o Anchieta pegou fogo e a banda perdeu tudo que havia conquistado, desde sapatos, bateria, á tímpano. Também citou o nome do vereador Wilson Pio e do vereador Toninho Vieira (PSDB) por inúmeras vezes e agradeceu por todo apoio em investir nas bandas da cidade com o valor de suas emendas impositivas, para equipá-las. “Os vereadores estão tendo a sensibilidade de investir nos grupos. Estamos lidando com vidas, crescimento”. Explicou Luiz.

O vice-presidente da AFABAN destacou estar honrado em participar de um momento de grande importância, os 35 anos da Banda Anchieta, pois acompanhou de perto toda a trajetória de lutas e vitórias. “Temos que dar cidadania e civismo. Podemos ver os talentos hoje”, concluiu ele.

Em outro momento, a banda executou o hino nacional, o hino da cidade, e prestou homenagens. Uma das músicas tocadas pelo grupo foi a mais consagrada do cantor Dominguinhos e também, Tim Maia.

Também estiveram presentes no ato o Prefeito Municipal, Ademário Oliveira, o Vice-prefeito, Pedro de Sá, o ex vereador e ex presidente da casa, Luiz Carlos Costa, o secretário Municipal de Manutenção, Gilvan Guimarães e o secretário Municipal de Assistência Social, Sebastião Ribeiro (Zumbi).