Câmara aprova “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas”

Foto: SCS/CMC

Aumentam de forma assustadora o número de acidentes com motociclistas no País. Pensando nisso, na última terça, durante a 35ª sessão ordinária, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei Nº 089/2018, que institui no calendário oficial da cidade a “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas”. A propositura, de autoria do vereador Cléber do Cavaco (PRB), objetiva a conscientização dos motociclistas quanto aos riscos e também sobre as prevenções de acidentes.

As estatísticas apontam que as maiores vítimas do trânsito são os motociclistas (mortes, invalidez permanente e despesas médicas). Das 87.508 indenizações pagas pela Seguradora Líder e Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), 9.196 foram pagas por morte, ou seja, números que realmente assustam e precisa de soluções imediatas, a primeira delas é a conscientização, como a proposta apresenta.

O projeto aprovado conclui que a melhor alternativa para a redução do número de acidentes com motos é a educação. Sendo assim, a “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas”, que coincidirá com o ‘Dia Nacional do Motociclista’, comemorado no dia 27 de julho, prevê a realização de eventos educativos que conscientizam a prevenção de acidentes.