Câmara aprova criação de guia que divulga serviços de saúde em Cubatão

Foto: SCS/CMC

Os parlamentares aprovaram hoje (27/11) o projeto que institui o guia da saúde pública de Cubatão. A divulgação gratuita de serviços oferecidos por todas as unidades de saúde e Hospital Municipal será realizada nos diversos canais de comunicação (facebook, twitter, instagram e site institucionais da Prefeitura). A matéria, de autoria do vereador Marcinho (PSB), foi aprovada em segunda discussão.

De acordo com o projeto, que agora segue para a sanção do Executivo, divulgará a relação das unidades de saúde, serviços oferecidos, endereços e endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, medicamentos e tipos de vacinas disponíveis.

Segundo o vereador Marcinho, o guia da saúde pública do município atende aos anseios da população, uma vez que disponibiliza informações sobre especialidades médicas que o cidadão tanto precisa na hora de agendar uma consulta. O parlamentar do PSB também comentou que a iniciativa nasceu de um trabalho acadêmico dos alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do campus de Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que criaram um protótipo de guia em plataforma digital, com informações úteis para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

O parlamentar acredita que o guia estará acessível para todas as pessoas independente de idade ou realidades digital, sendo que em formato digital para os mais conectados até em material impresso para aqueles que não dominam as novas tecnologias de comunicação. Marcinho entende que o projeto vai otimizar o atendimento, ao dinamizar a informação pública.

“A confecção, atualização e distribuição do guia impresso será realizada através de parcerias público-privadas, contratos de cooperação e assemelhados”, ressalta o vereador no projeto aprovado.