Câmara aprova programa de incentivo à doação de sangue na rede de ensino

Foto: SCS/CMC

Durante a 39ª sessão ordinária, realizada na última terça (30/10), os parlamentares aprovaram em segunda discussão o projeto de lei Nº 111/2018, que institui o “Programa de Incentivo à Doação de Sangue na Rede Municipal de Ensino de Cubatão”, voltado aos docentes e também para jovens entre 16 e 17 anos de idade, desde que sejam consentidos formalmente por seu responsável legal. A propositura, de autoria de Fabio Roxinho (MDB), tem como objetivo proporcionar uma maior participação e envolvimento na campanha de doação de sangue, especial no âmbito da educação.

O projeto pretende promover palestras e campanhas de incentivo para realizar a doação de sangue, porque o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano, o percentual ainda está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1% da população, mas ainda sim o Ministério da Saúde tem se esforçado para melhorar esses números. Em 2017, o Ministério da Saúde investiu 1,2 bilhão na rede de sangue e hemoderivados (Hemorrede).

O vereador do MDB comentou sobre a importância do projeto para os jovens. “O projeto visa criar o hábito junto principalmente aos mais jovens que é na escola municipal a campanha de doação, de participarem destes eventos”, explicou Roxinho.

O projeto, aprovado em segunda discussão, segue para a sanção do prefeito municipal.