Câmara aprova projeto que institui Programa de Mutirão Odontológico em Cubatão

Na sessão de ontem (24/10), os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que institui o Programa de Mutirão Odontológico. A iniciativa, de autoria do presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), prevê a realização de parcerias com instituições de ensino superior, empresas privadas, organizações da sociedade civil ou dentistas a fim de realizar atividades para a promoção da saúde bucal.

Segundo Rodrigo Alemão, o Programa de Mutirão Odontológico tem por objetivos: melhorar a saúde bucal dos moradores da cidade; realizar palestras e outras atividades relacionadas à prevenção em saúde bucal; avaliar, examinar e encaminhar para tratamento adequado os munícipes que apresentem problemas odontológicos, além de ensinar técnicas de escovação dentária à população.

O chefe do Legislativo Cubatense defendeu a busca de alternativas, como parcerias entre poder público e iniciativa privada, para desenvolver uma agenda positiva na cidade. No caso do Programa de Mutirão Odontológico, Rodrigo Alemão explicou que a participação dos profissionais é voluntária, o que representa economicidade aos cofres municipais. Para o vereador, os alunos de odontologia têm interesse de participar do projeto pela experiência e por valer como atividade complementar para as universidades em que estudam.

Rodrigo Alemão lembrou que no dia 21 de agosto deste ano, professores e alunos de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) realizaram um Mutirão Odontológico no Jardim Caraguatá. As atividades de prevenção em saúde bucal ocorreram na Capela Nossa Senhora Aparecida e reuniram mais de 300 pessoas da comunidade.

A fim de mostrar a importância da prevenção em saúde bucal, os estudantes de odontologia da UNIMES, na ocasião, apresentaram um teatro de fantoches aos alunos da UME Estado do Amapá e UME Rui Barbosa. As crianças das mencionadas unidades municipais de ensino receberam kit com material didático, escova e sabonete. Elas ainda tiveram um treinamento em escovação dentária.

O presidente da Câmara, que acompanhou de perto as atividades desse Mutirão, disse que as pessoas foram submetidas a exames clínicos e foram encaminhados para a Clínica Odontológica da UNIMES onde agendarão tratamento para as especialidades de odontopediatria, prótese, clínica de adolescentes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento gengival), implantodontia e dentística.

As parcerias previstas pelo Programa de Mutirão Odontológico serão realizadas após autorização da Prefeitura através de termo de compromisso.

O projeto de lei será apreciado em segunda discussão pelos vereadores na próxima sessão ordinária (31/10).