Câmara aprova projeto que institui Semana Cultural das Bandas e Fanfarras

Foto: SCS/CMC

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei Nº 76/2018, que institui no calendário oficial municipal a “Semana Cultural das Bandas e Fanfarras ‘Maestro Benedito Rosalino de Carvalho’. A matéria, de autoria do vereador Wilson Pio (PSDB), tem o objetivo de reconhecer e valorizar esses grupos culturais do município. A propositura foi aprovada em segunda discussão, durante a 43ª sessão ordinária, ocorrida na última terça (21/11).

O vereador comenta que Cubatão apresenta uma importante relevância artística, o que faz necessária a busca por políticas públicas que fomentem a cultura do município e incentive a participação de crianças, jovens e adultos em atividades musicais. Wilson Pio acredita que a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento cívico, o espírito de cooperação, a autodisciplina e a formação integral do cidadão.

O parlamentar fez menção ao 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Cubatão, que ocorreu no último sábado (24/11) no Conjunto Rubens Lara. O evento marca a retomada da tradição dos desfiles cívicos para a cidade depois de oito anos. Para Wilson Pio, a iniciativa evita que crianças e adolescentes fiquem expostas à situações de risco. “É de suma importância esse projeto para tirar jovens das ruas, da marginalidade, pois num período estão estudando e no outro estão no ensaio da banda”, destacou o vereador.

O vereador Cleber do Cavaco (PRB) também comentou sobre a importância da música na formação de jovens e adolescentes antecipou que para o próximo ano apresentará em projetos que a música esteja presente.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito municipal.