Câmara de Cubatão participa de Encontro Estadual de Escolas do Legislativo

Foto: Divulgação/CMP

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara de Cubatão, participou nesta sexta (8) do VI Encontro Estadual de Escolas do Legislativo, promovido pela Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (Apel) na sede do parlamento de Piracicaba. “Essa troca de experiências entre as escolas é muito importante para avaliarmos as atividades que desenvolvemos ao longo do ano. Sabemos que ainda temos muito o que avançar na formação de servidores, agentes políticos e da comunidade em geral”, ressaltou o servidor público Michel Carvalho, vice-coordenador da ELD.

Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) enfatizou que o trabalho desses órgãos parlamentares tem dois eixos principais: a capacitação dos servidores públicos e a educação legislativa para aproximar cidadãos da cidadania, principalmente os estudantes. Roberto Lamari, presidente da Apel, por sua vez, afirmou que o encontro em Piracicaba era histórico por reunir um grande número de escolas e também por concretizar futuras parcerias entre a entidade e outras instituições.

Durante o encontro, o cientista político Humberto Dantas, conselheiro da Fundação Kônrad Adenauer, ministrou a palestra “O que pensa o jovem sobre a política”, apresentando a percepção de 2.317 estudantes do ensino médio de escolas paulistanas. Os dados apontam que 76,3% deles não gostam de política, mas sabem que é importante. Ele também destacou o baixo conhecimento dos jovens pesquisados acerca das atividades realizadas pela Câmara de São Paulo. Segundo Dantas, o mais importante para 51% dos entrevistados é a criação de leis para as cidades, já para 43% são as demandas atendidas em bairros pelos parlamentares.

A outra palestra do encontro foi de Leonardo Gadelha, coordenador de planejamento de relações institucionais do Interlegis. Ele conversou com o público sobre a atuação do órgão, ligado ao Senado Federal, na modernização e integração do Legislativo Brasileiro. Gadelha explicou que os próximos anos desafiarão os legisladores e os parlamentos, principalmente quando se pensa em inteligência artificial e a ação dos algoritmos no dia a dia.

Ainda durante o encontro, os representantes das 24 cidades (Cerquilho, Votuporanga, São José dos Campos, Piracicaba, Bragança Paulista, Mairiporã, Santa Barbara D’oeste, Cotia, Monte Mor, Itapevi, Bálsamo, Barueri, Osasco, Araçatuba, Cubatão, Campinas, Itapuã, Itu, Santos, Atibaia, Macatuba, Franca, Rio das Pedras, e Louveira) apresentaram suas experiências de sucesso no campo da educação legislativa e desenvolvimento funcional.

Além da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o evento foi realizado com a parceria da Fundação Konrad Adenauer, do Interlegis do Senado Federal e da Oficina Municipal de São Paulo.

ELD - Criada pela Resolução Nº 2.894, de 05 de dezembro de 2017, a ELD tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania, promovendo atividades pedagógicas que qualifiquem servidores públicos, vereadores, assessores parlamentares e a comunidade em geral.

registrado em: