Câmara de Cubatão promove debate sobre fake news e democracia

O Ciclo de Debates Contemporâneos, promovido pelo Legislativo Cubatense, quer ser um espaço democrático para discutir os temas de interesse coletivo com a participação de diferentes setores da sociedade civil. Neste primeiro Painel, que ocorre no dia 15 de Março, às 10 horas, o Ciclo chama a atenção para a questão das notícias falsas (fake news). A circulação deliberada de conteúdo inverídico nas redes sociais, com o objetivo de gerar benefício econômico ou político, é uma das grandes preocupações da sociedade moderna.

Discutir as notícias falsas (fake news) envolve questionar os mecanismos que permitem a sua proliferação e sua influência na opinião pública. Diante desse cenário de pós-verdade, precisamos discutir a distinção entre sátira e mentira deliberada, fatos e opiniões, assim como refletir sobre como o Direito Digital pode apontar caminhos para nos protegermos de informações sem qualidade, descontextualizadas e não verificáveis.

Os expositores do Painel "Fake News e Democracia - a difusão de notícias falsas e as implicações para o debate público" irão abordar como a circulação de informações de veracidade questionável pode prejudicar o debate público e causar abalos ao processo democrático.

Serão emitidos certificados de participação.

Expositores

Michel Carvalho: Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC); Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UNISANTOS). Coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Cubatão. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Escreve artigos e desenvolve pesquisas nas temáticas: comunicação e educação, democracia digital, e comunicação pública.

Patricia Borsato: Advogada, Secretária-geral da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP; Segunda Vice-Presidente de Gestão, Compliance e Estudos do Esporte na Sociedade da Informação da OAB/SP; integrante do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. É especialista em Ciência de Dados aplicada ao Direito.

Local
Anfiteatro da Câmara Municipal de Cubatão
Praça dos Emancipadores S/Nº Bloco Legislativo Centro Cubatão