Câmara e Escola do Legislativo e da Democracia realizam Painel no Dia Mundial do Meio ambiente

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) promoveu ontem (5) o painel “Meio Ambiente e Redução de Resíduos Sólidos”, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, sobre o Meio Ambiente Humano. A data chamou a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Estiveram presentes representantes da organização da Sociedade Civil de Cubatão, A.B.C Marbas (Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista).

A palestrante Carolina Rainho, integrante da Associação Santos Lixo Zero, e Zero Waste International Alliance, destacou a importância da população em se conscientizar e ampliar a participação para redução do lixo, enfatizando também, a importância da Zero Waste. Explicou ainda, a missão do grupo Santos Lixo Zero de Articular, Mobilizar e Provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática nos diversos segmentos da sociedade. “O meio ambiente somos nós. Minha casa é o reflexo da minha energia interior”, disse Carolina.

Também informou as seis etapas a serem seguidas na gestão do lixo, sendo elas: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar energia, onde todos os pontos sendo seguidos, pode-se gerar economia circular. “Imagine cada um fazendo sua parte, não utilizando 600 copos plásticos no ano no seu trabalho e economizando papéis. Apenas 3% do lixo atual no Brasil é reciclado. Vamos fazer da Câmara um lugar de exemplo para a cidade e tornar isso uma meta”.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção e Bem Estar da Vida Animal, Dr. Anderson Veterinário (PRB)  relembrou que quando criança, se deparou com uma questão na TV de sua casa, indagando sobre a cidade mais poluída ser Cubatão, e isso o deixava triste. “Hoje essa visão mudou. Sem dúvidas, uma grande vitória para a população cubatense”. Afirma que ainda falta muito a ser feito e é essencial a discussão sobre a etiqueta e palestras que expliquem sobre ações de reutilização nas escolas e na própria Câmara dos Vereadores.

Em outro momento,  o coordenador de projetos da ONG Consciência pela Cidadania, explicou sobre a construção do Fórum da Cidadania, que surgiu com a grande insatisfação nas questões cidadãs. Afirmou que muitas instituições fazem parte do fórum, e uma delas é a do Lixo Zero Santos. Também informou que o marketing continua com grande peso no meio social e no meio ambiente, exemplificando sobre os aparelhos celulares, que quando a pessoa não o quer mais, o joga fora e compra um novo, “aparelho do momento”, gerando assim, o lixo eletrônico, prejudicial a natureza. “É importante resistir a sistemas de Marketing”, disse o coordenador.

Ele levantou sobre questões do turismo ambiental no município de Cubatão que, em seu ponto de vista, deveria ser mais explorado. “É necessário revitalizar as maravilhas da Serra do mar”, concluiu.