Câmara homenageia Banda Padre José de Anchieta

Foto: SCS/CMC

Durante a 34ª Sessão Ordinária, realizada ontem (24/09), os parlamentares aprovaram a moção de aplauso que homenageia a Banda Padre José de Anchieta pela classificação para o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que ocorrerá em dezembro, na cidade de Guará (SP), representando o Estado de São Paulo. A iniciativa, de autoria do vereador Wilson Pio (PSDB), tem o intuito de reconhecer e valorizar o grupo pela história no campo cultural e por representar Cubatão no âmbito estadual.

Fundada em 1984, a Banda Padre José de Anchieta foi considerada um dos melhores grupos do ano de 2012 ao receber o prêmio “Medalha Radialista Durval de Souza em 2013”. Já em 2018, a agremiação foi campeã do Concurso de Bandas da etapa São Vicente, no mesmo ano, sagrou-se campeã Estadual na primeira fase na cidade de Cristais Paulista.

A conquista mais recente foi o Concurso de Santa Rita do Passa Quatro, em que sagrou-se campeã do 16º  Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas e garantiu a vaga para representar o Estado de São Paulo, no Campeonato Nacional, nos dias 7 e 8 de dezembro na cidade de Guará.

O vereador Wilson Pio compartilhou sua alegria em ver as conquistas da banda e parabenizou o regente Luiz Carlos Ferreira de Araújo pelo trabalho que desenvolve na formação de músicos de sopro. O parlamentar comentou a respeito da importância do trabalho social realizado pelo grupo. “Faz um trabalho social bonito na nossa cidade, por isso a alegria não é só pelo fato de a banda ser campeã”, elogiou.

O vereador Aguinaldo Araújo (PDT) fez coro ao colega e complementou dizendo que o maestro é uma referência na cidade e um exemplo persistência.“Que possamos valorizar o trabalho desenvolvido por estes talentos”, enalteceu o parlamentar.

Já Cléber do Cavaco (PRB), expressou sua felicidade em ver a homenagem e ressaltou que a música é fundamental na formação das pessoas, especialmente das crianças, uma vez do envolvimento com a arte pode se evitar situações de perigo. “Como músico, reconheço a importância da música e por isso parabenizo a banda pelo trabalho”, ressaltou.

CEV

O vereador Sérgio Calçados (Cidadania) solicitou a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para realizar estudos juntos a Empresa Metropolitana de Águas e Energias (EMAE), a Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC); para que a Vila Light possa ser preservada e ter seu uso adequado de acordo com a sua importância histórica para o município, uma vez que o bairro encontra-se em estado precário de preservação.