Câmara homenageia estudante cubatense que conquistou prêmio internacional de empreendedorismo

Foto: SCS/CMC

O estudante cubatense Vitor Hugo Xavier dos Santos Arruda foi homenageado ontem (17/09) na Câmara Municipal, durante a 33ª Sessão Ordinária. O jovem, de 18 anos, conquistou quatro prêmios na TrepCamp, uma competição internacional de empreendedorismo, ocorrida em Nova York (EUA). A moção de aplauso é de iniciativa do vereador Ivan Hildebrando (PSB) e foi subscrita por todos os parlamentares.

Arruda é quartanista do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Na TrepCamp, o jovem apresentou o projeto de um capacete detector de células cancerígenas no cérebro por meio de ondas eletromagnéticas. Com a proposta, o estudante levou os prêmios de Jovem Inovador, Melhor Participante, Melhor Projeto e Melhor Equipe.

O parlamentar do PSB comentou que a conquista do estudante é um motivo de grande orgulho para cidade. Para o vereador, o feito do jovem cubatense serve de incentivo para todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação. Hildebrando ainda parabenizou o professor Alexandre Maniçoba de Oliveira, orientador de Arruda no projeto, e o diretor-geral do Campus Cubatão do IFSP, Robson Nunes.

Arruda concorreu com 30 mil inscritos, sendo que no processo de seleção que definiu os 500 participantes, os analistas levaram em conta o currículo escolar, a formação acadêmica e a entrevista. Do Brasil, apenas dois inscritos foram escolhidos.

Nascido na Cota 200, Arruda estudou no ensino fundamental em duas escolas estaduais de Cubatão: E. E. Maria Helena Duarte Caetano (Cota) e na E. E. Marechal Castelo Branco (Jardim Casqueiro).