Câmara homenageia o médico Maurício Scanavacca, vencedor de prêmio internacional

Câmara homenageia o médico Maurício Scanavacca, vencedor de prêmio internacional

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (28) o Ato Solene em Homenagem ao Prof. Dr. Maurício Ibrahim Scanavacca. Cubatense, o médico recentemente conquistou o título “Distinguished Teacher Award” em Venice na Itália, sendo o primeiro não norte- americano e não europeu a receber a referida honraria. A solenidade foi presidida pelo vereador Ivan Hildebrando (PSB), autor do requerimento que criou o Ato Solene.

“Eu tinha tudo para dar errado”, ressaltou Scanavacca, ao comentar sobre as dificuldades que enfrentou na vida até chegar nos bancos universitários. O homenageado defendeu a educação como fator de transformação social. Ele, que estudou nas escolas Júlio Conceição e Afonso Schmidt, foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar a Faculdade de Medicina de Santos, em 1973.

Emocionado, Scanavacca lembrou de seus pais Jamile Ibrahim Ali Canson e Hugo Scanavacca, ativista do Partido Comunista e ex-vereador da Câmara de Cubatão, que teve seu mandato cassado na ditadura militar. O médico homenageado disse que seu pai era um homem que lutava muito por igualdade social. “Era brigão, um energético”.

Scanavacca realizou Residencia em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP e em Cardiologia no Instituto do Coração da FMUSP. O homenageado é uma autoridade na área de arritmias cardíacas e eletrofisiologista intervencionista. Livre-docente na Unviersidade de São Paulo, ele integra a Unidade Clinica de Arrritmia e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O homenageado ainda possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Scanavacca atua na área de cardiologia e arritmia, com enfase em ablação por cateter. Membro da SOCESP, SBC, Heart Rhythm Society e EHRA.

O prefeito Ademário Oliveira ressaltou que existem homens que são imprescindíveis na sociedade e que o médico é um deles. Ele conta que ficou sabendo do título que Scanavacca recebeu pelo noticiário e, desde então, teve curiosidade em conhecer o premiado especialista. O chefe do Executivo ainda fez questão de convidar o médico para realizar uma palestra na Faculdade de Medicina do município. “Seria uma honra”.

Na mesa oficial dos trabalhos, estavam presentes o vereador Rodrigo Alemão (PSDB); a professora Doralice Lopes; André Mohamad Izzi, presidente da OAB Cubatão e o historiador Arlindo Ferreira.